Região

Fênix prepara a 6ª edição do Rally Fluvial; inscrições estão abertas

O município de Fênix está preparando a 6ª edição do Rally Fluvial Vila Rica do Espírito Santo. As inscrições estão abertas. O evento, que foi retomado no ano passado após 15 anos, será realizado de 14 a 17 de novembro. Os interessados podem fazer as inscrições na secretaria de Turismo do município, pelos telefones (44) 3272-1284 e 9.9948-9984 com Arlei. A taxa é de R$ 60,00 por pessoa, incluso refeições, duas camisetas (manga longa e curta), boné e crachá.

No dia do evento, os participantes terão café da manhã na Associação dos Servidores Públicos de Fênix. A largada está programada para as 10 horas, da ponte sobre o Rio Corumbataí, na rodovia de acesso Fênix a São Pedro do Ivaí. De acordo com os organizadores, o rally deverá envolver mais de 200 pessoas e 45 barcos. No ano passado em torno de 100 pessoas participaram e cerca de 27 barcos. “O evento ficou muito tempo sem ser realizado, por isso o número de participantes não foi tão alto”, comentou um dos coordenadores do evento, Daniel Pereira Filho.

Segundo a organização, o percurso será de cerca de 400 quilômetros no curso do Rio Ivaí, até Porto Camargo (Rio Paraná). A programação contará com soltura de peixes, plantio de árvores, limpeza do rio Ivaí e conscientização de pescadores.

A comissão organizadora lembra que para participar do rally, cada equipe deverá ter um barco de 4 a 6 metros com motor entre 15 e 25 hp e formadas por 3 a 4 pessoas. Toda a documentação exigida tanto do barco como pessoal é de responsabilidade do participante. “É indispensável que as equipes levem tralhas para acampamento como barracas, redes, cobertores, coletes salva vidas, bandeira do seu município ou empresa que está representando, entre outros petrechos”, ressaltou Filho.

Ele orientou que se possível os participantes devem formar uma equipe de apoio terrestre. Caso não seja possível, a organização irá dispor de um caminhão que transportará os equipamentos excedentes. Conforme Filho, o combustível para os barcos poderá ser adquirido no trajeto, já que uma empresa exclusiva fará o transporte e comercialização do produto a cada parada.

O Rally Fluvial foi realizado pela primeira vez em 1997, com oito barcos e 27 pessoas. A realização atrai equipes de diversas regiões do país. O percurso é o caminho inverso que os espanhóis fizeram no século 16, quando navegaram rio acima, por isso a homenagem a denominação Vila Rica do Espírito Santo.

De acordo com o prefeito do município, Altair Molina Serrano (PMDB), o resgate do projeto representa a retomada do desenvolvimento turístico regional, oferecendo oportunidades ao município. “A essência deste evento será a oportunidade de oferecer aos participantes o lazer e a prestação de relevantes serviços em defesa da ecologia do meio ambiente”, comentou.

Entre outras regras, o regulamento prevê o uso correto de todo equipamento de bordo, como salva-vidas, boias e cordas; não portar arma de fogo ou material de pesca predatória; restringir o uso de bebidas alcoólicas; evitar a poluição do rio, não jogando detritos em seu leito; não praticar caça ou pesca predatória; e observar com atenção o comportamento e as orientações das embarcações “madrinhas” que serão identificadas por bandeiras amarelas e vermelhas.

Programação completa

Dia – 14/11

- 7 horas - Café;

- 8 horas - Cerimonial de largada;

- 10 horas - Impreterivelmente – largada;

- 12 horas - Almoço a bordo/clube dos Magnatas;

- 17 horas, chegada na Pousada Monte Carlo, jantar e acampamento.

Dia – 15/11

- 7 horas - Largada;

- 12 horas - Almoço (Ivatuba);

- 17 horas - Chegada São Carlos, jantar, acampamento.

Dia – 16/11

- 7 horas - Largada;

- 12 horas - Almoço (Mirador);

- 18 horas - Chegada em Ivaté (Herculândia) jantar, acampamento.

Dia – 17/11

- 7 horas - Largada;

- 13 horas - Chegada Porto Camargo, almoço enceramento.