Campo Mourão

Festa de Nossa Senhora Aparecida espera mais de 12 mil em C. Mourão

Uma grande multidão é esperada nesta sexta-feira (12) para participar das celebrações alusivas ao Dia de Nossa Senhora Aparecida, no Santuário da Vila Urupês, em Campo Mourão. A primeira missa já foi celebrada à zero hora de hoje e outras duas aconteceram às 5 e 7 horas. E não para por ai, quem não conseguiu levantar mais cedo pode escolher outros horários, pois haverá mais cinco missas hoje: às 9hs, 11h30, 13h30, 17h30 e a missa de encerramento com o bispo diocesano Dom Bruno Versari, às 19h30.

A missa das 7 horas será celebrada pelo bispo emérito, dom Francisco Javier Delvalle Paredes. Padres de outras paróquias também estarão se revezando nas celebrações durante o dia. Um dos momentos mais esperados nesta manhã é o batismo de 24 crianças, que será realizado às 10h30. A cerimônia será conduzida pelo padre responsável pelo santuário, Ricardo Arica.

A expectativa é de que entre 10 mil e 12 mil fiéis visitem o Santuário Diocesano dedicado à padroeira do Brasil nesta sexta-feira. “Já tentamos em anos anteriores fazer a contagem do público no dia de Nossa Senhora, mas é difícil. O que dá para prever é que reúne cerca de 10 a 15 mil pessoas durante o dia todo”, afirma padre Ricardo. Sobre a grande movimentação no Santuário pela Festa da padroeira, padre Ricardo entende que a devoção é trazida de pai para filho.

Coroação

Um dos momentos de maior devoção e concentração dos fiéis acontece às 11h30, com a coroação de Nossa Senhora Aparecida. Também será distribuído a partir das 6 horas o bolo com as medalhas de Nossa Senhora. Serão cerca 5 mil medalhinhas. Cada pedaço custa R$ 4,00. O bolo tem cerca de 120 metros e foi feito pela Fiorella. Serão comercializados cerca de 18 mil pedaços. O encerramento da programação será às 19h30, com missa celebrada pelo Bispo Dom Bruno e em seguida uma procissão luminosa no quarteirão do Santuário.

Várias romarias da região são esperadas para participar das celebrações. Muitos são os devotos de Nossa Senhora Aparecida e cada um escolhe uma forma de demonstrar essa devoção. Na região, grupos de pessoas se organizam e encaram o trecho caminhando até Campo Mourão. As caravanas vêm de Araruna, Peabiru, Luiziana, Farol, Engenheiro Beltrão, Quinta do Sol, entre outras cidades da região.

Para atender tanta gente, um grande número de voluntários se mobiliza no Santuário. São pelo menos 300 pessoas. Quem passa pelo Santuário pode visitar ainda a Capela do Santíssimo, com momentos de oração, silêncio e adoração; Tenda de Maria, com pregação louvores a Nossa Senhora Aparecida, além de exposição de trabalhos das crianças da catequese (nas salas da catequese).

Padre Ricardo reforça ainda que o Santuário da Vila Urupês é uma extensão do famoso Santuário Nacional de Aparecida do Norte, em São Paulo. “É importante as pessoas saberem que o nosso Santuário possui as mesmas prerrogativas do Santuário de Aparecida. Ou seja, se a pessoa tem alguma promessa a cumprir, mas encontra dificuldades para se deslocar até São Paulo, pode pagar a promessa aqui mesmo, no Santuário da Vila Urupês. Essa é a grande vantagem de ter um Santuário na diocese, pois esse espaço não é apenas da Vila Urupês, ou de Campo Mourão, mas de toda a região e até do Paraná. Qualquer um pode nos visitar e pagar promessa aqui mesmo”, falou.

CM realiza a 6ª “Caminhada com Maria” neste domingo

Dentro da programação festiva à padroeira do Brasil, o Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida da Vila Urupês realiza também no próximo dia 14 a 6ª edição da “Caminhada com Maria”. O trajeto inclui passagens por todas as paróquias da cidade, Seminário, Carmelo, Fraternidade O Caminho, Igreja Ucraniana, entre outros pontos sagrados. A previsão é de que o evento reúna centenas de fieis.

O dia será todo dedicado à caminhada. A programação começa a partir das 6 horas, na Catedral São José. O percurso da caminhada é de aproximadamente 32 quilômetros. Apesar disso, conforme Antonio Aguilar, um dos organizadores do movimento, não há necessidade de caminhar todo o trajeto. “Muita gente caminha um, dois, três quilômetros. A pessoa vai escolher o seu horário e fazer a sua programação. Ou seja, cada um faz o percurso como desejar, dentro de suas possibilidades”, destaca.

Os caminhantes passarão por 17 lugares sagrados dentro da cidade de Campo Mourão, chegando ao Santuário Nossa Senhora Aparecida, na Vila Urupê, por volta das 18 horas. Depois da concentração na Catedral, os caminhantes seguem para a Paróquia do Rito Ucraniano e Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no jardim Copacabana, De lá os peregrinos caminham em direção ao Lar Paraná, passando pela Paróquia Nossa Senhora do Caravágio e as demais paróquias circunvizinhas.

Às 11h30 está programada a chegada na capela do Carolo, onde todos participam de um lanche no almoço. Serão servidos pão caseiro, mortadela e presunto, preparado pelos organizadores, sem nenhum custo. No período da tarde o grupo continua a caminhada para a Paróquia São Francisco de Assis, e várias outras capelas próximas, passando ainda pelas igrejas da Asa Leste (Aeroporto, Tropical, Santa Cruz) e retornando ao Santuário por volta das 18 horas para o encerramento.