Fiéis comemoram Nossa Senhora Aparecida com grande festa em Campo Mourão

Mais de 10 mil fiéis são esperados no Santuário Nossa Senhora Aparecida, em Campo Mourão, para as festividades que vão marcar o dia da santa padroeira do Brasil, neste sábado (12). Todos os anos a festa atrai romeiros de toda a cidade, municípios vizinhos e até de outras regiões.

As celebrações das missas já começam à zero hora deste sábado e seguem às 5 horas, 7h, 9h, 13h30, 15h30, 17h30 e 19h30. Uma das novidades este ano será a cerimônia de coroação da imagem de Nossa Senhora, precedida de uma encenação sobre a história da santa com 10 artistas do Espaço Sou Arte. Além de um momento cultural que representa o nosso trabalho, é muito mais um momento de fé e de gratidão, diz a diretora do Sou Arte, Edilaine de Castro.

Após a encenação, com duração de cerca de 15 minutos, a coroação, ao meio dia, será feita por pessoas da comunidade, com o momento de espiritualidade conduzido pelo padre Adilson Naruishi. O bispo Dom Bruno fará a celebração das 9 horas e o padre Wesley Almeida os batismos por imersão, às 10h30, assim como a celebração de encerramento, à noite.

Depois de nove dias de preparação com as novenas, chegamos ao grande dia, com uma programação toda especial e expectativa maravilhosa. Tudo foi preparado com muito carinho para recebermos os romeiros que vêm de perto, de longe, de vários lugares manifestarem sua devoção à Nossa Senhora, com o coração aberto para que ela interceda a Deus Pai em nosso favor, destaca o padre Wesley.

Durante a semana, foi inaugurada uma nova capela no pátio do Santuário, com a imagem da santa e também com espaço para queima de velas. O tradicional bolo com medalhas de ouro terá mais de 100 metros. Este ano parte da renda da festa será destinada a Paróquia de Ivailândia, explica o padre, ao agradecer a todos que colaboraram com doações, entre eles os vários patrocinadores da festa.

História da Padroeira

A aparição da imagem de Nossa Senhora de Aparecida ocorreu em 1717. O governante das capitanias hereditárias de São Paulo e Minas estava de passagem pelo Vale do Paraíba, mais precisamente por Guaratinguetá. Animado com a visita, o povo daquela localidade resolveu fazer uma festa de boas-vindas e para isso chamaram três pescadores, Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso para lançar as redes no rio e pescar bons peixes.

O fato era que, naquela época, meados de outubro, não era tempo de peixes. Porém, como não podiam contradizer o pedido, rezaram pela proteção e benção da Virgem Maria e de Deus para que pudessem voltar à terra firme com fartura. Depois de inúmeras tentativas sem sucesso, eis que surpreendentemente pescaram o corpo de uma imagem. Curiosos, lançaram novamente as redes e pescaram uma cabeça que se encaixou perfeitamente ao corpo.

Depois deste encontro o barco se encheu tanto de peixes que ele quase virou! A partir daí, a devoção da Santa foi se espalhando. Primeiro nas casas, depois se construiu uma capela, depois uma basílica, até chegar ao quarto maior santuário do mundo, o Santuário Nacional de Aparecida, na cidade de Aparecida, interior do Estado de São Paulo.

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, foi proclamada Rainha do Brasil em 16 de julho de 1930 pelo papa Pio XI. No dia 12 de outubro de 1980 foi consagrado o Santuário Nacional de Aparecida pelo Papa João Paulo II.