Região

Frente fria volta derrubar temperatura em CM e região nesta semana

Frente fria que se forma no Sul vai atingir região.
Em Campo Mourão, a temperatura cai a partir de quarta-feira, segundo o Simepar

Uma frente fria que está se formando no Sul do país ao longo desta segunda-feira (12) vai trazer mudanças no tempo em Campo Mourão e região nesta semana. A massa de ar polar que acompanha este sistema vai derrubar a temperatura nos próximos, com a previsão de geadas em algumas cidades. Em Campo Mourão, a temperatura cai a partir de quarta-feira (14), segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), com os termômetros devendo atingir 11ºC.

O dia de hoje e esta terça-feira (13) seguem abafados, com a temperatura mínima na casa dos 20ºC e máxima de 30ºC. As temperaturas mais baixas continuam até domingo (18) – variando entre 11º a 15ºC-, porém mais agradáveis, ou seja, o frio não será tão intenso, como ocorreu nas últimas semanas na região.

Segundo o Simepar, o tempo continua sem previsão de chuvas. Os prognósticos indicam clima seco até o próximo dia 27 deste mês. O longo período de estiagem aliado à vegetação seca em decorrência das geadas das últimas semanas vem propagado a ocorrência de incêndios ambientais em Campo Mourão e região. Com isso, o Corpo de Bombeiros tem trabalhado e muito para fazer o controle de queimadas. Praticamente todos os dias a corporação atende pelo menos uma ocorrência de incêndio.

Segundo os Bombeiros, do mês de julho para cá, as ocorrências de incêndio mais que triplicaram. Em julho, foram registradas 23 ocorrências e apenas nestas duas primeiras semanas de agosto já passam e 14. Para se ter ideia, em um único dia foram três atendimentos a incêndios ambientais.

A orientação à população é para que evite queimadas, principalmente nesta época do ano. Vale lembrar que as queimadas configuram crime ambiental e coloca em risco a saúde de moradores. Moradores que flagrarem este tipo de prática podem fazer denúncias à Polícia Ambiental via Instituto Ambiental do Paraná (IAP), pelo telefone (44) 35231915.

Boletim meteorológico

Esta segunda-feira já é de alerta para temporais no Rio Grande do Sul. Já choveu durante a madrugada em várias áreas do centro-sul do estado e a tendência é que a chuva se espalhe sobre as demais áreas ao longo do dia. Há risco de pancadas fortes de chuva, com raios e rajadas de vento, inclusive em Porto Alegre. As rajadas podem chegar aos 60km/h.

Com o avanço deste sistema, a chuva chega à noite em Santa Catarina. Mas, até lá, o sol aparece ao longo do dia no estado e ainda esquenta. A máxima em Florianópolis é de 25°C. No Paraná ainda não chove, só no sudoeste, também à noite.

Amanhã a frente fria avança até São Paulo, portanto, os estados de Santa Catarina e Paraná vão ter um dia mais instável, com muitas nuvens e vários períodos de chuva. A temperatura diminui nas duas capitais e a sensação volta a ser de frio, com máximas em torno dos 21°C.