Campo Mourão

Frequentadores de casa noturna passam mal após segurança usar spray de pimenta

O fato foi registrado na madrugada deste domingo (15), por volta das 3h15.
Segundo testemunhas que presenciaram a confusão, um segurança utilizou o spray de pimenta após ser agredido por um frequentador da casa noturna. O gás então se espalhou no ambiente fazendo com que várias pessoas passassem mal (Foto: João Silvestrin)

Um segurança acabou causando o mal estar de aproximadamente 15 pessoas, frequentadoras da casa noturna “Opera Hall”, na área central de Campo Mourão, após usar spray de pimenta para conter uma briga no local.

O fato foi registrado na madrugada deste domingo (15), por volta das 3h15. Segundo testemunhas que presenciaram a confusão, um segurança utilizou o spray de pimenta após ser agredido por um frequentador da casa noturna. O gás então se espalhou no ambiente fazendo com que várias pessoas passassem mal.

Várias equipes de socorro, como Samu e Corpo de Bombeiros, além da Polícia Militar (PM), foram acionadas para socorrer as vítimas. Aproximadamente 15 pessoas foram encaminhadas ao hospital para atendimento médico. Segundo informações, enquanto as equipes realizavam o atendimento do lado de fora do estabelecimento, por várias vezes houve o começo de confusão na rua.

Na tarde deste domingo (15), o estabelecimento divulgou uma nota pública de esclarecimento em sua página oficial do Facebook, informando que a situação ocorreu após os seguranças “entraram em ação” e retiraram do salão para a recepção dois dos indivíduos envolvidos no tumulto.

“Ato contínuo, uma mulher veio à recepção ‘tirar satisfações’ com os seguranças, e quando os mesmos disseram que ninguém iria voltar para dentro, esta partiu para agressão aos seguranças, com gritos e tapas e, inclusive, arremessando objetos, como copos, nos seguranças”, explicou a nota, informando ainda que o estabelecimento está tomando as medidas cabíveis junto à empresa contratada e autoridades para responsabilização do segurança que utilizou o spray de pimenta. Leia abaixo a nota na íntegra.

Nota de Esclarecimento Ópera Hall

Primeiro vamos esclarecer os fatos, pois a “imprensa” irresponsavelmente veiculou a notícia informando que o tumulto ocorrido na casa de eventos se deu em decorrência de “brigas generalizadas”, o que não é verdade.

O evento de ontem, dia 14 de abril, transcorreu tranquilamente até as 3h15 da manhã, quando, em decorrência de uma confusão lá dentro, sem “vias de fato”, os seguranças entraram em ação e retiraram do salão para a recepção dois dos indivíduos envolvidos no tumulto.

Ato contínuo, uma mulher veio à recepção “tirar satisfações” com os seguranças, e quando os mesmos disseram que ninguém iria voltar para dentro, esta partiu para agressão aos seguranças, com gritos e tapas e, inclusive, arremessando objetos, como copos, nos seguranças.

Em resposta à essa agressão, um dos seguranças, no ímpeto de conter a investida da mulher que estava fora de controle, fez uso de “spray de pimenta”, o que é medida expressamente PROIBIDA pela casa.

Pois bem, o spray foi desferido pelo segurança na recepção, no entanto muito próximo à porta de entrada para o salão, razão pela qual rapidamente o conteúdo do spray adentrou ao salão e causou sufocamento e dificuldade respiratória aos clientes que lá estavam.

Na sequência imediatamente as portas de emergência foram abertas e o local foi esvaziado, possibilitando a saída rápida das pessoas que estavam lá dentro para o ar puro lá de fora e o atendimento às pessoas mais sensíveis que sofreram mais pelo contato com o spray.

Muito bem, esses são os verdadeiros fatos, portanto, o que seria uma pequena confusão que foi contida pelos seguranças, algo até corriqueiro em casas noturnas, por conta de um excesso de uma cliente seguido de um excesso na ação do segurança, transformou-se num grande tumulto e transtorno que acabou com a festa.

No entanto, o mais importante é que no fim todos que passaram mal foram atendidos rapidamente e passam bem.

Sobre a Segurança: Os serviços de segurança do Ópera Hall, assim como de todas as casas noturnas em nosso país, são terceirizados para empresa credenciada e habilitada, por força de norma legal. Portanto, os seguranças são funcionários da empresa contratada, não respondendo diretamente aos proprietários da casa.

Os seguranças, por natureza da profissão, passam frequentemente por situações de risco e exposição, tendo que tomar decisões difíceis em frações de segundos, e são também seres humanos, portanto, sujeitos a falhas e erros, como todos nós.

No evento de ontem o segurança, a nosso ver, errou! Porque havia instrução do contratante (Ópera Hall) proibindo o uso de spray de pimenta na casa e, porque, muito embora tenha sido agredido fisicamente, a sua resposta à agressão foi excessiva e desnecessária.

O Ópera Hall está tomando as medidas cabíveis junto à empresa contratada e autoridades para responsabilização do referido segurança, considerando que a sua atitude causou grandes transtornos, tanto à casa, quanto aos clientes, que estavam se divertindo e acabaram tendo que deixar o local às pressas.

Ressaltamos que as informações de “brigas generalizadas” veiculadas por mídia desqualificada e sensacionalista é equivocado, e as medidas cabíveis também estão sendo tomadas quanto a isto.

Por fim, pedimos imensas desculpas a nossos clientes e amigos, e afirmamos que todas as providências necessárias para garantir que este episódio não se repita já estão sendo tomadas! Inclusive, colocamos à disposição das autoridades as imagens relativas ao ocorrido, caso achem necessário!