Frio reduz doações e prejudica estoque de sangue no Hemonúcleo de Campo Mourão

Com a chegada do inverno, muitas pessoas deixam de doar sangue. O Hemonúcleo de Campo Mourão já começou a sentir a queda nas doações há cerca de uma semana devido às temperaturas mais baixas. A unidade estima que na época do inverno as doações caem entre 30 a 40%, prejudicando o estoque de sangue.

Responsável pelo atendimento dos hospitais Santa Casa de Campo Mourão, Pronto Socorro, Incam, entre outras unidades hospitalares nos municípios da Comcam, o Hemonúcleo precisa manter seus estoques de sangue em alta.

A técnica de laboratório do Hemonúcleo, Sandra Magali Dias, afirma que são necessários 60 doadores por dia para manutenção de um estoque razoável para o atendimento aos hospitais. Com a chegada o inverno tem dias que o número cai para cerca de 20 doadores por dia, informou. Segundo ela, a queda nas doações nesta época do ano já é esperada.

A temperatura começa a cair muitos doadores desaparecem. Alguns não comparecem até por questões de doenças como gripe, mas algumas pessoas são porque não gostam mesmo de sair de casa no frio. Mas precisamos destes doadores também nesta época, os acidentes não param de acontecer assim como as cirurgias, e as pessoas estão sempre precisando de sangue. Não podemos parar, falou Sandra.

A capacidade máxima de atendimento do Hemonúcleo de Campo Mourão é de até 60 pessoas por dia, média de 30 no período da manhã e 30 na parte da tarde. Mas ontem de manhã, para se ter ideia, apenas oito pessoas procuraram a unidade para atendimento. Devido a esta queda, estamos ligando aos pacientes, reforçando a importância deles comparecerem para doar. A divulgação da imprensa também tem sido fundamental nesta situação, ajuda bastante, disse Sandra.

Segundo ela, atualmente o estoque de sangue da unidade está com 100 bolsas. Por mês, para manter o atendimento aos dois hospitais do município e unidades da região, o Hemonúcleo precisa de 700 a 800 bolsas em estoque. Esse volume é para ficarmos em uma situação confortável, ressaltou a técnica de laboratório.

Doação

Pra ser um doador, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde. Documento original com foto é obrigatório.

Quem vai doar deve estar alimentado, mas não pode ter consumido alimentos gordurosos no período de quatro horas antes da doação nem ter ingerido bebidas alcoólicas 12 horas antes de doar.

Homens podem doar até quatro vezes por ano, mas respeitando o intervalo de dois meses entre as doações. As mulheres podem doar três vezes e o intervalo é de três meses.

Serviço

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com o Hemonúcleo pelo telefone (44) 3525-1102. A unidade fica localizada na rua Mamborê, número 1.500, no prédio da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11 horas, e da 13h30 às 17 horas.