Região

Grupo parafolclórico de Quinta do Sol faz turnê na Europa

O Grupo Parafolclórico Pôr do Sol, do município de Quinta do Sol participará de mais uma turnê internacional. O grupo embarca neste domingo (12), para a Europa para representar o Brasil em festivais na República Tcheca e Polônia. Será o único grupo do Brasil a participar dos festivais.

O coordenador do grupo, Lucinei Carneiro, lembra que o Pôr do Sol já fez uma turnê na Europa, participando de festivais na Bélgica e França. “Tem sido uma experiência importante essa projeção internacional do grupo, pois reflete também no Festival de Quinta do Sol, que neste ano, pela primeira vez, recebeu artistas estrangeiros vindos do México”, falou.

A primeira parada do Grupo Pôr do Sol será na cidade de Cerveny Kostelec, situada no norte da República Tcheca, distante 160km de Praga, a capital tcheca. De 15 a 19 de agosto acontece o IFF Mezinárodní Folklorní Festival e, além do grupo quintassolense que representará o Brasil e cinco grupos tchecos, contará com a participação de grupos da Itália, Espanha, Rússia, Costa Rica, Eslováquia, Índia, Argélia e Hungria.

De 21 a 27 de agosto, o Grupo Pôr do Sol participará do International Folklore Vistula Festival na cidade Plock, na Polônia. Situada na região central, a cidade de Plock tem 126 mil habitantes e foi capital da Polônia no século XII, sendo uma das cidades mais antigas e importantes do país. O Festival da cidade de Plock contará com a presença de grupos da África do Sul, Ucrânia, Polônia e Hungria.

O intercâmbio cultural é um dos mais importantes legados das turnês para o exterior, segundo Lucinei, pois abre a possibilidade de conhecer novas culturas, músicas, danças, línguas e comidas de outros povos. “Para todos nós do grupo, as turnês abrem possiblidades de conhecer novos países e pessoas que, se não fosse pelo folclore, seria bem mais difícil de conhecermos”, frisou o coordenador. O retorno do Grupo Pôr do Sol ao Brasil acontece no dia 30 de agosto. (Informações da Assessoria de Imprensa)