Campo Mourão

Hemonúcleo coletou 840 bolsas de sangue no mês de novembro

As festividades de fim ano vão alterar os horários de atendimentos no banco de sangue.
(Foto: Clodoaldo Bonete/Tribuna do Interior)

O mês em que se comemorou o Dia do Doador Voluntário de Sangue, em novembro, garantiu uma boa média de coletas ao Hemonúcleo de Campo Mourão. Foram 848 bolsas colhidas, número considerado bastante positivo pela direção da unidade. Em meses anteriores, a média de doadores girava entre 500 a 600, sendo que o órgão depende de no mínimo 800 por mês para suprir a demanda de Campo Mourão e região.

A enfermeira Marizete Sanches explica que a parceria firmada com os municípios da Comcam está fazendo toda a diferença. Pela parceria, cada um dos 24 municípios da região atendidos pelo Hemonúcleo tem o compromisso de enviar um determinado número de doadores ao menos uma vez ao mês. “Esse acordo tem dado resultado, por exemplo, Goioerê enviou 35 na manhã de hoje (ontem), ou seja, toda primeira terça-feira de cada mês a secretaria de Saúde da cidade tem o compromisso de enviar pelo menos 15 pessoas para doarem sangue. E assim acontece com os outros municípios, que também têm um dia determinado ao mês cada este compromisso do banco de sangue”, disse Marizete.

O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, comemorado em 25 de novembro também atraiu muita gente que nunca havia doado ao Hemonúcleo. A campanha foi realizada durante toda a semana do dia 25, com distribuição de brindes, em parceria com algumas empresas da cidade. “Muita gente veio pela primeira vez e esperamos que elas possam voltar, pois o Hemonúcleo depende muito da ação voluntária de cada um. A demanda é muito grande, porque atendemos hospitais de Campo Mourão e região”, afirma.

Fim de ano

As festividades de fim ano vão alterar os horários de atendimentos no banco de sangue. No dia 26 de dezembro, o expediente acontece apenas no período da tarde, enquanto que nos dias 27, 28 e 29 de dezembro, o atendimento será apenas de manhã, das 07h30 às 11h30. Do dia 2 de janeiro ao dia 12, o Hemonúcleo também só fará coleta de sangue de manhã. Das 13h30 às 17h30, a unidade permanece aberta, mas apenas para cadastro de medula óssea. O atendimento só será normalizado a partir do dia 15 de janeiro.