Campo Mourão

Honraria para Leila Tonello

Projeto de Resolução que outorga o Título de Cidadania Honorária do Município a empresária Leila Maria Tonello da Luz (do Supermercado Paraná) tramita desde meados de julho na Câmara de Vereadores de Campo Mourão. Trata-se da principal honraria concedida pelo Município e a iniciativa da homenagem é da vereadora Nelita Piacentini (PR). Outros nove vereadores subscrevem o projeto.

Leila Tonello nasceu na cidade de Selbach (Rio Grande do Sul) e sua família migrou para a localidade rural de Campina do Amoral (que na época pertencia a Campo Mourão) quando tinha apenas seis anos. Ela cursou o antigo primário no Colégio Santa Cruz. Depois fez dois anos do segundo grau (atual Ensino Médio) no Colégio Estadual Marechal Rondon. Em 1964 teve que parar os estudos e já no ano seguinte começou a lecionar para alunos de primeira à quarta série em uma escola municipal localizada na Serraria Cadeado (do Grupo Slavieiro), no patrimônio da Campina do Amoral. Até 1972 atuou como professora.

Em 1970, a empresária casou-se com Adalberto Machado (in memorian) e foi convidada pelos pais do marido a ajudar no Armazém São Sebastião, de propriedade da família, que também funcionava na serraria. No ano de 1982, o casal adquiriu a mercearia Casa Tristão, localizada na entrada do jardim Lar Paraná, que deu origem a empresa Tonello e Machado da Luz Ltda. – Paraná Supermercados.

Consolidação

Com o decorrer dos anos, o supermercado ganhou novas instalações, passou por ampliações, filiais foram instaladas e a família diversificou os investimentos. Em 2003, por exemplo, foi inaugurado o Tonello Business Hotel.

A primeira filial do Paraná Supermercados – com 1.100 metros quadrados de área de vendas – foi inaugurado em 2004, na cidade de Ivaiporã. Dois anos depois – em 2006 – foi inaugurado o Paraná Supermercados Max – com 1.200 metros quadrados de área de vendas – na área central de Campo Mourão.

O ano de 2008 foi marcado pela implantação de um amplo e moderno Centro de Distribuição no parque industrial de Campo Mourão. Na unidade foi centralizada a administração da empresa, com departamento de compras, contabilidade e recursos humanos. Também foram criadas mais duas empresas: de logística e de tecnologia da informação.

A quarta loja do grupo foi criada em 2010, com a inauguração do Paraná Supermercados Família (o primeiro hipermercado da rede), em Campo Mourão. Tem 14 mil metros quadrados de área edificada e conta com 3.600 metros quadrados de área de vendas. O empreendimento alia compras com entretenimento, dispondo de 31 espaços para lojas diversas, praça de alimentação, esteira rolante, play ground e estacionamento com 370 vagas. E, breve ganhará um cinema.

Mais três lojas foram inauguradas nos anos seguintes: 2014 - em Cianorte, com área construída de 7.800 metros quadrados e 3.500 metros quadrados de área de vendas; 2015 – em Ivaiporã, com 3.800 metros quadrados de área construída e 2.500 metros quadrados de área de vendas: 2017 – em Goioerê, com 3.200 metros quadrados de área construída e 1.800 metros quadrados de área de vendas. Neste ano, o grupo comprou as antigas instalações do Supermercado Daimaru, na área central de Campo Mourão.

De acordo com o ranking 2017 da SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, o Paraná Supermercados é a 24ª empresa paranaense entre os maiores varejistas do país. No ranking estadual da ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados ocupa a 11ª posição. Já no ranking nacional ocupa a 117ª posição. Atualmente, o grupo empresarial comandado pela família Tonello da Luz – que começou com apenas dois funcionários – tem mais de 900 funcionários diretos e 3.000 mil indiretos.

O casal Adalberto - Leila Tonello teve três filhos: Álvaro, Lilian e Rodrigo. Em 2010, a empresária recebeu o Troféu Empreendedora Destaque, outorgado pela Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio).