Justiça Eleitoral fará plantão neste sábado para cadastramento biométrico

O Fórum Eleitoral do município de Engenheiro Beltrão estará atendendo a população em regime plantão neste sábado (24) para o cadastramento biométrico. O atendimento será das 13 às 17 horas. O funcionamento em horário especial visa atingir principalmente pessoas que por ventura não estão conseguindo regularizar a situação durante a semana, como por exemplo, moradores que trabalham fora da cidade.

O prazo para o recadastramento biométrico encerra na sexta-feira da próxima semana (dia 30) e é obrigatório. O eleitor que não regularizar a situação terá o título cancelado. O Fórum Eleitoral de Engenheiro Beltrão atende também eleitores de Fênix e Quinta do Sol.

De acordo com o chefe do Fórum Eleitoral de Engenheiro Beltrão, Giovani Casagrande, de 10.924 eleitores, 7.611 fizeram o cadastro até essa quinta-feira (22) no município, o equivalente a 69,7%. Em Fênix, de 4.028 pessoas, 2.997 (74,5%) se cadastraram. Já em Quinta do Sol, de 4.370 eleitores, 2.952 regularizaram a situação (67,5%).

Em Quinta do Sol o percentual aparece mais baixo porque vai cair o número de eleitores e já sabíamos disso. Pelos números anteriores mais de 90% da população era eleitora o que não condiz com a realidade, explicou Casagrande. Segundo ele, muitas pessoas se mudaram da cidade e não atualizaram seus dados cadastrais, por isso a diferença.

Na última semana, o corregedor geral do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Tito Campos de Paula, visitou o município de Engenheiro Beltrão onde se reuniu com o juiz eleitoral, Sílvio Hideki Yamaguchi e o chefe do Fórum Eleitoral. Na ocasião, o corregedor informou que o cadastramento biométrico não será prorrogado.

O cadastramento biométrico é obrigatório para todos os eleitores, inclusive para aqueles que têm o voto facultativo. Quem não regularizar a situação terá o título eleitoral cancelado, sofrendo uma série de restrições: ficará impedido se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública; obter passaporte ou carteira de identidade; entre outros.

Para o cadastramento, a pessoa deve estar munida com título eleitoral, comprovante de endereço, documento oficial de identidade com foto, e para o sexo masculino de 18 a 45 anos, comprovante de Alistamento Militar. Casagrande pediu aos eleitores que não deixem para providenciar o cadastro de última hora. Na última hora sempre vai haver filas e o eleitor vai demandar de mais tempo, frisou, ao lembrar também do agendamento online pelo site do TRE. Pelo método, a pessoa chega ao Fórum Eleitoral e é atendido na hora.

Comcam

De acordo com o cronograma da Justiça Eleitoral, o cadastramento biométrico está sendo feito em 11 cidades da Comcam neste ano atingindo aproximadamente 103.307 mil eleitores. Além dos municípios já citados acima, está sendo feito também em Araruna (10.711); Peabiru (10.421); Ubiratã (18.652); Juranda (6.171); Goioerê (22.102); Moreira Sales (9.675); Quarto Centenário (3.839); e Rancho Alegre d’Oeste (2.516).

Além de ampliar a segurança do pleito, a identificação biométrica possibilita evitar casos de duplicidade ou multiplicidade de inscrições no Cadastro Nacional de Eleitores, mediante a utilização do sistema AFIS (Automated Fingerprint Identification System). Essa ferramenta tecnológica permite fazer o batimento eletrônico das dez impressões digitais de cada eleitor cadastrado com as digitais de todos os eleitores registrados na Justiça Eleitoral, para garantir que o registro de cada eleitor seja único.