Região

Lançamento do projeto BiblioSesc reúne multidão de alunos em Barbosa Feraz

Uma grande multidão de alunos da rede municipal de Barbosa Ferraz participou ontem do lançamento do Projeto Cultural BiblioSesc, no município. O projeto é realizado em parceria entre a prefeitura do município e o Sesc. Várias outras cidades da região, como Peabiru, Fênix, Luiziana, entre outras já receberam o projeto neste mês.

Uma biblioteca móvel do Sesc permaneceu o dia todo na cidade. O vice-prefeito de Barbosa Feraz, Roni Lucindo, que participou do lançamento do projeto, destacou a importância do programa, ao comentar que a adesão pelo município fará com que toda a comunidade tenha acesso à leitura.

Na ocasião, alunos participaram de sessões de contação de histórias infantis. Pelo projeto, os estudantes podem também fazer o empréstimo de livros. Para retirar uma obra é necessário um cadastro simples, com a apresentação do documento de identidade e comprovante de residência. Para crianças de até 12 anos é necessário que os pais preencham e entreguem a ficha no local ou para a Escola Municipal onde o filho estuda.

O título pode permanecer com o leitor por 14 dias, período em que a biblioteca móvel circula por outras cidades da região, retornando após este período ao município. Até o mês de novembro deste ano, a cada 15 dias o projeto estará em Peabiru, disponibilizando mais de 3 mil obras aos estudantes da rede municipal e estadual.

A biblioteca móvel tem cerca de três mil obras. Clássicos da literatura, aventuras, ficções e histórias reais chegam às mãos de leitores de todas as idades e fazem parte do acervo. O objetivo do projeto é promover acesso democrático à informação e ampliar o acesso ao livro no Brasil, formar leitores e promover uma melhor qualidade de vida por intermédio do acesso à informação, encurtar a distância entre o livro e o leitor, e estimular o pensamento crítico, a criatividade e o prazer pela leitura. O acervo conta com gibis e contos de fadas, literatura brasileira e estrangeira, biografias e livros de culinária, livros didáticos para vestibulares e para concursos, jornais e revistas.