Região

Luiziana implanta Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas

O município de Luiziana fez nesta semana a implantação do Conselho Municipal de Polícias Sobre Drogas (COMAD) no município. O encontro foi realizado no auditório da Câmara de Vereadores, reunindo representantes da sociedade civil, de entidades, Policia Militar, Conselho Tutelar e vereadores.

O conselho foi criado com objetivo de sugerir, acompanhar e cumprir as políticas públicas e programas de apoio específicos de prevenção e combate ao uso de drogas na cidade. A criação do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas está sob a gestão da Secretaria Municipal de Saúde e reúne representantes de diferentes áreas, indicados por seus segmentos ou representações.

O secretário de Saúde do município, Edson Liss, comentou que é importante o envolvimento da comunidade e líderes para realizar o trabalho junto ao COMAD. “O consumo de drogas é um problema que aflige muitas famílias e é um tema muito complexo, que envolve diversas áreas, como Saúde, Educação, Segurança e Assistência Social, exigindo um esforço conjunto para discutir e planejar novas ações”, observou.

O Conselho, que deverá nortear novas políticas para a questão de drogas em Luiziana, é formado por representantes de diferentes áreas, indicados por seus segmentos ou representações. A Diretoria do Conselho ficou composta da seguinte forma: Márcia Tureck (presidente), Custódio Jose Soares (vice presidente), Elisangela Ferri (1ª secretária), e Jaquelaine Machado (2º secretária).

Liss informou durante a reunião que o município está firmando convênio com duas Clinicas em Campo Mourão para tratamento de dependentes químicos, além do trabalho já realizado através da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o município para tratamento e internamento de pacientes com dependência química.