Região

Luiziana promove Conferência Municipal da Criança e Adolescente

O município de Luiziana realizou nesta semana 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes. Coordenada pela secretaria de Assistência Social e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o evento teve como tema "Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências".

O encontro reuniu um grande número de pessoas ligadas à área e comunidade em geral. Durante a conferência foram discutidos cinco eixos temáticos sendo: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes; Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes; Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes; e Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é um órgão responsável pelas políticas públicas de defesa de direitos e promoção do bem estar social da criança e do adolescente no Município. A conferência teve como objetivo mobilizar os integrantes do CMDCA, crianças, adolescentes e a sociedade em geral para a construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral de crianças e adolescentes nas políticas públicas, fortalecendo as estratégias e ações de enfrentamento às violências e considerando a diversidade.

O evento contou com a participação do vice-prefeito Wilson Tureck, vereadora Geralda Fantini, primeira dama e secretária de ação social Leticia Monteiro, secretária de cultura Maritania Forlin, secretário de meio ambiente Mario Medeiros; presidente do CMDCA Jose de Souza Santos, diretora da escola municipal Rita de Cássia Gislaine Kehl de Carvalho, integrantes do conselho tutelar, crianças, adolescentes, profissionais das secretarias municipais, professores das redes municipal e estadual, e sociedade civil. Teve ainda a presença do professor Luciano Rosa, que proferiu uma palestra dobre o tema central da conferência.