Campo Mourão

“Maio Amarelo” terá semana de blitze educativas em Campo Mourão

A Polícia Militar de Campo Mourão, com apoio de funcionários do Detran, Diretran e Corpo de Bombeiros, vai realizar durante esta semana, até a próxima sexta-feira (17), blitze educativas na área central da cidade. A atividade faz parte da Campanha “Maio Amarelo”, e tem como objetivo conscientizar os usuários para obedecer as leis de trânsito.

Ontem, devido ao mau tempo a ação foi adiada. Porém continua nesta terça-feira (14), das 11 às 12 horas. A atividade envolve motoristas, motociclistas e pedestres. “A direção defensiva é a principal arma contra o crime de trânsito, e isso é cultural, vem de berço”, falou o Diretor de Trânsito de Campo Mourão, Renato Teruo Ikeda.

Este ano o movimento “Maio Amarelo” tem como tema “Trânsito, o sentido é a vida”. Para se ter ideia, em 2018 foram registrados em Campo Mourão 24 mortes relacionadas a acidentes de trânsito. O número é maior que o de homicídios, que inclui mortes violentas e lesões corporais graves, que foram 14. No período foram mais de 700 acidentes de trânsito computados.

As duas principais causas de acidentes em 2018 no trânsito da cidade foram embriaguez ao volante e falta de atenção, principalmente relacionada ao uso de celular enquanto se dirige. Além disso, a malha urbana em Campo Mourão foi projetada para aproximadamente 20 mil veículos, enquanto a frota registrada atualmente é de 68 mil veículos, isso fora veículos de cidades da região que transitam diariamente na cidade.

“Este mês é importante pelas ações de conscientização que são realizadas, ações de fiscalização e pelo debate daquilo que pode ser melhorado além de despertar a consciência no cidadão para que dirija de maneira defensiva, observando ao mundo ao seu redor para promover esta mudança. O trânsito é um organismo vivo que depende de todos os seus participantes”, comentou o tenente Duarte, da Polícia Militar.

No próximo domingo (19), a campanha terá o “Domingo no Lago”, uma ação educativa no Parque do Lago, às 14 horas; dia 22, um passeio ciclístico noturno a partir das 19 horas, com concentração na Praça São José. Já no dia 27, às 11 horas, será realizada uma blitz educativa na cidade. A campanha será encerrada no dia 30 de maio, às 19 horas, na Câmara de Vereadores, com o 1º Fórum Municipal com abordagem ao tema da campanha, “Trânsito, o sentido é a vida”.

Realizado em 27 países, o “Maio Amarelo” é promovido no Brasil pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). A abordagem é semelhante à adotada por órgãos de saúde na promoção de meses de prevenção de doenças, como o Outubro Rosa, contra o câncer de mama, o Dezembro Vermelho, contra a disseminação da Aids. Como nestes movimentos, o “Maio Amarelo” também usa um laço como símbolo, mas amarelo. A cor simboliza a necessidade de atenção ao problema. Vale lembrar que, ao lado de doenças cardiocirculatórias e de câncer, acidentes são uma das principais causas de mortes no Brasil.