Massa de ar polar traz frio intenso para Campo Mourão e região no fim de semana

Os mourãoenses podem preparar as japonas. Uma massa de ar frio, de forte intensidade, chega à região no decorrer desta semana e tem potencial para provocar frio intenso em Campo Mourão e região.

De acordo com o Climatempo, as temperaturas mais baixas podem provocar geada em algumas localidades. Em Campo Mourão, a temperatura mínima deve chegar aos 7ºC graus no sábado (25).

Antes da chegada do frio, a instabilidade provoca um volume considerável de chuva em Campo Mourão nesta quinta-feira (23). Estão previstos 21,7 milímetros. E é durante este dia que o ar frio da massa polar combinado com a falta do sol e chuva fazem a temperatura despencar. Recordes de frio já poderão ocorrer neste mesmo dia.

Na sexta-feira (24) os termômetros deverão atingir 10ºC graus, enquanto no sábado e domingo 7ºC e 9ºC respectivamente. A temperatura máxima durante esta semana vai variar ente 11ºC e 27ºC graus. Com exceção de quinta-feira (23), a previsão é de sol para os demais dias da semana.

Inverno seco

De acordo com o coordenador de Operação do Simepar, meteorologista Marco Jusevicius, o inverno típico no Paraná apresenta pouca chuva e massas de ar frio a partir da segunda quinzena de maio. As geadas são mais frequentes em junho e julho, quando as temperaturas médias ficam mais baixas”, afirma.

Em condições normais são registrados de um a quatro eventos por ano, mais concentrados entre o centro e o sul do Estado, podendo atingir o norte. Neste ano, o inverno do Hemisfério Sul deve sofrer influência do fenômeno climático El Niño fraco. Os prognósticos até o momento indicam temperaturas e chuvas um pouco acima da média, com menor frequência e intensidade de massas de ar polar e geadas, observa Jusevicius.

No dia 9 deste mês entrou em operação o Alerta Geada, serviço que o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e o Simepar oferecem de maio a setembro com o objetivo de auxiliar os produtores a implantar medidas de proteção dos cafezais paranaenses. O serviço informa gratuitamente a probabilidade de ocorrência de geada com antecedência de 48 e 24 horas.

Clima frio requer mais atenção nas rodovias

O clima esfriou e vai esfriar ainda mais até o final de semana. Com as temperaturas amenas aumenta a incidência de um fenômeno climático que pode ter influência negativa nas rodovias: a neblina, que ocorre com mais frequência nas baixadas, pontos de maior altitude e proximidades de rios e lagos. Dependendo da intensidade, pode comprometer a visibilidade dos motoristas, restringindo-a a poucos metros. Nos pontos de pouca visibilidade os riscos de acidente aumentam, por isso é importante ficar mais atento.

A recomendação é reduzir a velocidade ao primeiro sinal de nevoeiro, manter distância em relação ao veículo da frente, trafegar com luz baixa e manter em dia o sistema de ventilação dos veículos. Além disso, é importante não parar o carro no acostamento ou pista de rolamento, não ligar o pisca alerta com o automóvel em movimento, usar a pintura da faixa como referência e nunca realizar ultrapassagem nos trechos com neblina, orientou o supervisor do Centro de Controle e Operações (CCO) da concessionária Viapar, Ronaldo Parpinelli.

Os ruídos também são indicativos e não devem ser ignorados. Os condutores devem prestar a atenção em barulhos que possam indicar uma situação atípica à frente como buzinas, sirenes e sons de colisão. Por conta disso é importante trafegar com a janela aberta parcialmente e evitar o uso de aparelhos que possam dispersar a atenção –som alto é um exemplo. Apesar de todas essas recomendações, caso julgue não ter condições de visibilidade para prosseguir com a viagem o responsável deve parar em locais seguros como postos de combustíveis e as unidades do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU). São sete espalhadas pelos trechos administrados pela empresa.