Campo Mourão

MEIs têm até dia 31 de maio para entregar declaração

Os Microempreendedores Individuais (MEI) que se formalizaram até dezembro do ano passado têm até o dia 31 de maio para fazer a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-Simei), que é a declaração de faturamento do negócio enquadrado nessa categoria jurídica.  A declaração é gratuita e pode ser feita no Portal do Empreendedor ou na Casa do Empreendedor, que funciona na sede da Secretaria do Desenvolvimento Econômico.

Em Campo Mourão, 5.223 MEIs devem entregar a declaração. Até agora, 960 já entregaram via Casa do Empreendedor, que mantém uma equipe de técnicos para ajudar no preenchimento do documento.

A DASN deve ser elaborada com os dados de faturamento bruto referentes ao ano de 2018. Além disso, o empreendedor precisa informar se houve contratação de funcionário no período. O faturamento bruto é o valor total das vendas de mercadoria e prestação de serviço sem deduzir nenhuma despesa. O preenchimento é feito exclusivamente pela internet, no site www.portaldoempreendedor.gov.br.

Quem perder o prazo recebe uma multa que vai de R$ 25,00 a R$ 50,00 ou 2 por cento ao mês-calendário ou fração, calculada sobre o montante dos tributos decorrentes do que foi declarado. Depois do envio da declaração com atraso, será gerado um boleto para o pagamento. Se o MEI perder o novo prazo, ele terá de procurar a Receita Federal para impressão com outra data.