Brasil

Mesmo sem caso de febre amarela, Ceará tem filas por vacinação

Mesmo sem registrar nenhum caso da doença, e sem orientação de imunização, é grande a quantidade de pessoas procurando pela vacina contra a febre amarela nos postos de saúde de Fortaleza. No Estado, em Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte não é necessária imunização para quem vai para São Paulo e Bahia - locais onde ocorreram óbitos pela doença.

Apesar disso, Beto de Sousa, de 23 anos, que vai passar três meses como trainee em uma empresa na capital paulista, preferiu na quarta-feira, 17, ir ao Posto de Saúde Paulo Marcelo, no centro de Fortaleza, antes de viajar. "Acredito que em São Paulo as filas nos postos estejam bem maiores. Então, achei melhor garantir logo aqui", afirmou.

Na capital cearense, cinco postos oferecem a imunização. Todos os meses, segundo a Secretaria Municipal da Saúde, Fortaleza recebe 2,5 mil doses da vacina contra a febre amarela. A quantidade, segundo a pasta, é suficiente apenas para quem vai viajar. Por isso, a secretaria destaca que é obrigatório apresentar um comprovante de viagem. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.