Campo Mourão

Metade dos pacientes com exames agendados fora de Campo Mourão não compareceu

Com dificuldades de contratar exames de ultrassonografia em Campo Mourão, a Secretaria Municipal de Saúde contratou os serviços em clínicas de Goioerê e Cianorte para serem realizados aos sábados. Para o deslocamento dos pacientes, o município também contratou o transporte, inclusive para acompanhantes quando necessário.

No sábado (17), porém, dos 40 pacientes agendados, apenas 20 compareceram para a viagem. “Isso é lamentável porque a Secretaria ligou para cada paciente e todos confirmaram. Geralmente temos uma pequena margem de falta, que pode ocorrer por um motivo de força maior de última hora, mas dessa vez extrapolou”, disse o diretor geral da Secretaria de Saúde, Sérgio Henrique dos Santos.

Segundo ele, os exames são solicitados em diferentes especialidades para diagnóstico. “O município faz todo um esforço para atender, as clínicas se preparam para atendimento no sábado, mas infelizmente esses pacientes faltam e não avisam para dar vaga para outros”, lamenta o diretor. 

Ele lembra que além do desperdício de dinheiro público, pacientes que poderiam ter sido atendidos no lugar dos que faltaram são os mais prejudicados. “Só com o fretamento do ônibus para Cianorte o município gasta mais um mil reais e o veículo acaba viajando com metade dos lugares vazios”, complementa.