Ministério da Saúde faz auditoria no Instituto do Câncer de Campo Mourão

Três auditores do Ministério da Saúde (MS) estão desde essa segunda-feira (14) em Campo Mourão, onde realizam uma auditoria no Instituto do Câncer de Campo Mourão (Incam), administrado pelo Hospital Santa Casa. 

De acordo com informações obtidas pela TRIBUNA junto a Santa Casa, os auditores ficarão no hospital até a sexta-feira (18). De acordo com o hospital, a auditoria é de rotina e é realizada a cada dois anos. 

Os auditores estão averiguando como os pacientes estão inseridos dentro da rede e se o Instituto está cumprindo o prazo de 60 dias (estabelecido por lei) de iniciar o tratamento após o diagnóstico de câncer.  

A auditoria acontece a cada dois anos, não é coercitiva, mas sim de assessoria com relação aos serviços prestados pelo Incam, informou uma fonte ouvida pela reportagem. Havia informações, inclusive, sobre o risco de fechamento da unidade após a auditoria, o que foi descartado. 

O Incam iniciou as atividades em Campo Mourão como clinica oncológica ambulatorial em 2004. O instituto oferece tratamento de radioterapia e quimioterapia. Uma média de 150 pacientes de toda região faz tratamento diariamente na unidade.