Campo Mourão

Morre aos 48 anos a professora Marta Kaiser, fundadora da Casa das Fraldas de Campo Mourão

Morreu por volta das 5 horas da manhã desta quinta-feira (28), aos 48 anos, a professora e advogada Marta Paulina Kaiser Leitner, idealizadora e coordenadora do Projeto de Responsabilidade Social – Casa das Fraldas São José, em Campo Mourão. Marta estava internada no Hospital Santa Casa, ela faleceu em decorrência de câncer no fígado. O velório acontece no Prever, o sepultamento será nesta sexta-feira (29), às 11 horas, no cemitério municipal São Judas Tadeu. 

Marta deixa o marido Roberto Olivier Leitner, as filhas Christine de 18 anos e Bruna, 15, além de uma legião de amigos e admiradores. Seu pai, o agricultor, Martin Kaiser, é um dos fundadores da Coamo. A preocupação com o próximo está no sangue da família, sua mãe foi por muitos anos voluntária da Pastoral da Saúde.

Professora Marta, como era mais conhecida, teve reconhecimento a nível de Paraná pela idealização do projeto Casa das Fraldas, que surgiu em 2008 e vem produzindo com apoio da comunidade mais de 15 mil fraldas mensais destinadas a pessoas carentes de várias entidades mourãoenses. O projeto iniciou no dia 06 de maio de 2008 durante uma aula que ministrava para o curso de Direito do Centro Universitário Integrado.

Marta era formada em direito pela Universidade Estadual de Maringá, era Juíza Leiga da Comarca de Campo Mourão desde 1994; advogada da ACICAM - Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão; conciliadora patronal junto ao NICON - Núcleo Intersindical de Conciliação Prévia Trabalhista, e membro da Academia Mourãoense de Letras (AML).

BOM EXEMPLO

Em reconhecimento às suas ações em prol da comunidade, Marta foi vencedora em 2013, do Prêmio Bom Exemplo, na Categoria Cidadania, instituído pela RPC TV, Instituto GRPCOM e a Fundação Dom Cabral.

O evento aconteceu em Maringá e contou com a presença de autoridades, lideranças da comunidade, empresários e dos indicados para o prêmio, acompanhados de familiares e amigos. Dos cinco finalistas na Categoria Cidadania, três foram de Campo Mourão: Marta Kaiser Leitner (idealizadora e coordenadora da Casa das Fraldas), Fernando Reis (presidente da Casa de Apoio aos Doentes de Câncer) e Jacyra Bueno Machado (do Lar Dona Jacyra, que atende crianças com necessidades especiais e em situação de risco social na região do Lar Paraná).

Uma comissão selecionou os cinco finalistas de cada categoria para a etapa final e os vencedores foram definidos através de votação pela internet. A filiada da Rede Globo em Maringá produziu e veiculou reportagens sobre o trabalho realizado por cada um dos 10 finalistas e a população teve cerca de um mês para votar. O Prêmio Bom Exemplo surgiu em Belo Horizonte (Minas Gerais) e posteriormente foi encampado também pela RPC, em Curitiba. Na continuidade, a RPC Maringá também adotou a premiação.