Morre aos 79 anos o líder rural Nelsinho Teodoro, ex-vereador de Campo Mourão

Morreu na noite deste sábado (18), o produtor e líder rural, Nelson Teodoro de Oliveira, 79, vítima de câncer. Nelsinho Teodoro como era mais conhecido, foi o fundador do Sindicato Rural de Campo Mourão, o qual presidiu por 50 anos. Além de agricultor era cooperativista, rotariano, e cidadão benemérito de Campo Mourão. Foi também vereador na cidade entre 1969 e 1972.

O velório está sendo realizado no Prever e o sepultamento acontece no cemitério Municipal São Judas Tadeu de Campo Mourão às 16 horas. Nelsinho estava internado na Central Hospitar Center Clínicas.

Filho dos pioneiros Joaquim Teodoro de Oliveira e Izabel Luiza de Oliveira (in memoriam), Nelsinho deixou sua trajetória registrada na história de Campo Mourão devido a sua atuação. Ele teve papel fundamental, por exemplo, na fundação de entidades como a Coamo, maior cooperativa da América Latina, do Sindicato Rural e da Faculdade Fecilcam, hoje Unespar. Ele integrava também entidades de atuação estadual e nacional, como a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) e a Confederação Nacional da Agricultura (CNA).

De uma família de 12 irmãos, Nelsinho era o cooperado número 48, fundador da Coamo. Sua família era tradicional na cidade, e chegou à região nos idos de 1910, à procura de terras para o plantio de café. Ele deixa a esposa Sônia Pessa de Oliveira, com quem era casado há 43 anos e os filhos Luiz Cláudio e Luiz Sérgio.

Mais sobre Nelsinho

Nelson Teodoro de Oliveira estudou o primário de 1951 a 1953 no Instituto Santa Cruz. Foi aluno do Colégio Internato em Curitiba de 1954 a 1956, e estudou o ginásio em Campo Mourão entre 1956 a 1958. Em Curitiba estudou também no Colégio Estadual do Paraná entre 1959 e 1960, e na Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná de 1960 a 1963. Nelsinho teve importante participação para a fundação da Fundescam, que se transformou na atual Unespar.

De 1958 a 1964 ele trabalhou no Banco Mercantil e Industrial do Paraná, posterior mente no Bamerindus e HSBC como tesoureiro e foi responsável pela implantação do Crédito Rural na Agência de Campo Mourão. Em 1965 ingressou no Banco do Brasil como avaliador na agência de Campo Mourão e posteriormente em Cascavel até 1969. Em 1968 foi presidente da Associação Rural, que foi transformada no Sindicato Rural de Campo Mourão, onde presidiu por 50 anos.

O pioneiro teve importante participação na política de Campo Mourão também. Foi eleito vereador para a 6ª legislatura com 803 votos pela Arena, entre 1969 e 1972, ocupando o cargo de secretário da Mesa Executiva. Foi fundador da Coamo, sendo eleito primeiro secretário da primeira diretoria, e membro do Conselho de Administração durante vários anos.

Ele já foi também vice-presidente da Federação da Agricultura do Paraná (Faep), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Faep em Curitiba, e membro efetivo da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) em Brasília.