Campo Mourão

Morre dom Efraim, Cidadão Honorário de CM

Morreu ontem de madrugada em Curitiba, aos 84 anos, o bispo (eparca) ucraniano católico dom Efraim Basílio Krevey. Ele lutava contra um câncer no fígado. O corpo será sepultado hoje à tarde na cripta da Catedral Ucraniana São João Batista, no bairro Água Verde, em Curitiba. Dom Efraim foi o principal líder dos ucranianos católicos no Brasil durante 28 anos. Para o padre ucraniano da Paróquia Santíssima Trindade de Campo Mourão, Antonio Lachovicz, a morte de dom Efraim é uma perda irreparável. “Ele foi o principal líder dos ucranianos em todo o Brasil, uma pessoa muito atuante. Na nossa região teve uma participação importante para a fundação de todas as igrejas e comunidades ucranianas. É uma triste perda”, lamentou padre Antonio.

Pelo incentivo que deu à preservação da Igreja, do Rito, da Cultura, da literatura, da história, das tradições, costumes e folclore ucranianos na região, dom Efraim foi homenageado pela Câmara de vereadores de Campo Mourão com o título de Cidadão Honorário. O projeto foi de autoria do vereador José Pochapski, apoiado pelos demais vereadores. Além de Campo Mourão, a Igreja Ucraniana mantém templos em Araruna, Farol, Mamborê, Juranda e Roncador.

Padre Antonio disse que dom Efraim foi quem inaugurou as igrejas de Campo Mourão e região. “Ele foi sempre muito presente e esteve em várias oportunidades aqui na região. Há cerca de cinco anos, tornou-se bispo emérito, quando assumiu dom Volodemer Koubetch”, afirmou.