Paraná

Mostra 'Eliseu Lacerda' conta história através do cinema

Nesta terça-feira, 17, o Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, em Curitiba, lançou a “Mostra de Cinema Professor Eliseu Lacerda’’ com a exibição dos documentários “Notícias da Rainha”, “ A que deve a honra da ilustre visita este simples marquês’’ e “ Vozes do meu vale’’. A temática conta parte da história do Paraná e do Brasil, mostra é uma homenagem ao professor Eliseu Lacerda e membros e associados do instituto, intelectuais e estudiosos além dos familiares de Lacerda. O ex-governador Mário Pereira, engenheiro eletricista, prestigiou a mostra.

A mostra é uma extensão do projeto “O cinema conta história’’ idealizado por Eliseu Lacerda em 2010. “Eliseu Lacerda teve a ideia do instituto promover a difusão da história por meio de documentários de curtas ou de médias metragens e então criamos o projeto “O cinema conta história’’. Nesta segunda fase, lançamos hoje essa mostra de cinema que será repetida anualmente e levou o nome de seu idealizador’’, conta o general José Rodrigues, diretor cultural do instituto.

Homenagem

A proposta de nominar a mostra e a seleção de filmes partiu de Saulo Adami, associado do instituto. “Uma sugestão que foi aprovada para a primeira mostra de cinema Professor Eliseu Lacerda, uma homenagem ao criador do projeto. Segundo Saulo Adami, a mostra representa a cultura e a etnologia, o que considera, aspectos muito importantes para a história do Paraná e do Brasil.

Ainda de acordo Saulo Adami, o projeto “O cinema conta história’’ terá exibições a cada três meses no decorrer do ano. A mostra, por sua vez, ocorrerá anualmente durante o mês de setembro e trará novos filmes a cada edição.

A importância do evento foi destacada pelo presidente do instituto e desembargador Paulo Roberto Hapner. “O instituto sentiu-se grandemente honrado em festejar essa data em homenagem ao Eliseu Lacerda. Ele foi idealizador de vários projetos, o que inclui esta mostra de cinema. Os documentários são importantes porque trazem fatos reveladores da história e da geografia do Paraná’’.

Família

Carlos Sebastian Noziglia Lacerda, um dos filhos de Eliseu Lacerda, explicou o sentimento da família pela realização do projeto “Para nossa família é uma felicidade muito grande estar aqui hoje. É uma experiência muito rica, tudo o que a gente pode presenciar aqui com esses vídeos foi maravilhoso’’, disse.

Presentes no evento, os três filhos de Eliseu Lacerda receberam uma placa comemorativa em homenagem ao pai. Pilar Emili Noziglia Lacerda (engenheira agrônoma), Andrea Alice Lacerda Pegorini (engenheira química) e Carlos Sebastian Noziglia Lacerda (engenheiro civil). Como o pai, todos são também engenheiros de segurança do trabalho.

Em sua fala, Carlos fez questão de relembrar a figura do pai, falecido em 2010. “Ele era um historiador, deixou histórias e marcas para a família e a todos por seu trabalho e interesse pelas boas causas. Por onde a gente vai, conversamos com as pessoas e elas contam alguma história do meu pai, seja engraçada ou algo que aconteceu. Para nós, os filhos, é muito bacana e emociante representar seu legado’’.