Região

Movimento faz operação tapa-buraco emergencial na rodovia PR-082

Um grupo de moradores e empresários de Barbosa Ferraz organizou um movimento para uma operação tapa-buraco emergencial na rodovia PR-082 nos trechos entre Barbosa Ferraz/Fênix/Corumbataí do Sul. A ação foi idealizada pelo Moto Clube Arizona de Barbosa Ferraz, com apoio da Câmara de Dirigentes e Logistas (CLD) da cidade, reunindo em torno de 60 pessoas. 

Os trabalhos foram realizados no fim de semana - sábado e domingo. A operação foi feita em todo o trecho de 12 quilômetros de Barbosa Ferraz a Fênix e alguns pontos específicos entre Corumbataí do Sul. Cerca de 40 toneladas de material foram adquiridas da Pedreira Itaipu, de Campo Mourão, com a ajuda de moradores e empresários que fizeram a doação de dinheiro para a compra. 

A prefeitura de Barbosa Ferraz forneceu equipamentos e alguns funcionários para auxiliar nos trabalhos. “Há anos a população vem sofrendo com esta situação, devido ao perigo tomamos frente e com a ajuda da população e CDL fizemos esta ação”, comentou Marcos Willian Rozon, integrante do Moto Clube Arizona, um dos coordenadores do movimento. 

Segundo ele, a via estava oferecendo muitos riscos aos usuários principalmente para pessoas de fora. “Quem conhece a região já tem ciência da situação da pista, o problema são moradores de fora, que geralmente sempre se envolvem em acidentes ou tem prejuízos com pneus estourados ou rodas quebradas”, observou. 

Rozon explicou que no sábado os trabalhos iniciaram logo após o almoço e seguiram até o início da noite no trecho entre Barbosa Ferraz e Fênix. Já no domingo, a ação se concentrou das 8 às 14 horas na via que liga a cidade ao município de Corumbataí do Sul. “A pista estava terrível, com buracos que cabia uma roda de um carro inteira”, ressaltou, ao agradecer o apoio da população. 

Há vários anos, os moradores de Barbosa Ferraz enfrentam os riscos da estrada devido à situação crítica do trecho. Há tempos a estrada se encontra na atual situação, que ficou ainda pior após o Tribunal de Contas embargar as licitações feitas pelo governo anterior para a obra. No início deste ano as prefeituras de Barbosa Feraz e Fênix fizeram em conjunto uma operação tapa buraco para amenizar o problema, mas com as chuvas o buracos voltaram a surgir. 

“Sabemos que o Estado está fazendo a parte dele e que a obra está para acontecer, mas do jeito que estava a coisa não podia ficar. A situação da estrada já estava ruim e agora ficou muito pior. Então tivemos que fazer”, falou um empresário de Barbosa Ferraz que pediu para não ser identificado. Segundo ele, praticamente todo dia acontece algum acidente no trecho com motoristas estourando pneu ou quebrando roda dos veículos. O movimento chamou bastante a atenção. Teve inclusive um comerciante de Fênix, que comovido com a ação, levou salgados e refrigerantes aos trabalhadores. “A sociedade em geral colaborou, era interesse de todo mundo”, ressaltou o empresário. 

O prefeito de Babosa Ferraz, Edenilson Miliossi (Cidadania), elogiou a ação dos moradores. “Não foi um ato político, mas sim de pessoas que estão preocupadas com o bem coletivo”, observou. Ele ressaltou que a prefeitura auxiliou oferecendo maquinários e alguns servidores (operadores). 

Referente à obra do trecho pelo Estado, o prefeito informou que a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística repassou que após a conclusão da recuperação entre Goioerê e Quarto Centenário, os trabalhos seguem para Barbosa Ferraz. 

“Nos reunimos duas vezes com o secretário Sandro Alex juntamente com o deputado Douglas Fabrício e ele nos repassou que tão logo concluindo as obras em Goioerê as máquinas seguem para Barbosa Ferraz”, falou Miliossi. “Estamos aguardando e também cobrando o Estado para que isso realmente aconteça”, destacou.