Região

Município desenvolve atividades em comemoração ao Dia das Crianças

Programação envolve todas as escolas municipais.
Atividades envolvem desde contação de histórias a apresentações musicais (Foto: Divulgação)

A secretaria da Educação de Iretama iniciou as atividades da “Semana da Criança” em comemoração ao Dias das Crianças, que será celebrado na próxima sexta-feira (12). Até a próxima quinta-feira (11), a ações serão realizadas em todas as 9 instituições de ensino público municipal da cidade.

São contações de histórias com fantoches, dramatizações e apresentações musicais envolvendo 1.260 alunos da rede municipal de ensino. As atividades estão sendo desenvolvidas por prestadores de serviços das escolas municipais, Casa da Cultura, e alunos do 1º ano do curso de Formação de Docentes do Colégio Estadual José Sarmento Filho.

“O objetivo é trazer recreação para as crianças com contação de históricas, contos e recontos. É uma recreção educativa com atividades como dramatizações que estão ocorrendo nos estabelecimentos de ensino”, explicou a secretária municipal da Educação e Cultura de Iretama, Selma Aparecida da Costa Afonso.

De acordo com Selma, este é o primeiro ano que as atividades envolvem todas as escolas municipais. “As crianças estão gostando muito”, avaliou. Ela acrescentou que esta semana a nutricionista do município está fazendo um cardápio diferenciado nas escolas aos pequenos.

O Dia das Crianças

O Dia das Crianças é comemorado anualmente em 12 de outubro no Brasil. Esta data celebra os direitos das crianças e adolescentes, ajudando a conscientizar as pessoas (os pais, em especial) sobre os cuidados necessários durante esta fase da vida. Tradicionalmente, no Brasil, no Dia das Crianças os adultos costumam oferecer presentes ou proporcionar atividades especiais e de entretenimento para os mais jovens. Em alguns países, como Portugal, por exemplo, as crianças são homenageadas em 1º de junho, data conhecida como Dia Internacional da Criança.

A proposta para a criação desta data é de autoria do deputado federal fluminense Galdino do Valle Filho. Após a sua aprovação, surgiu o Decreto de Lei nº 4867, de 5 de novembro de 1924, que oficializou o dia 12 de outubro como o Dia das Crianças.

No entanto, o dia ganhou maior popularidade a partir de 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção com a Johnson & Johnson e criou a "Semana do Bebê Robusto" a fim de aumentarem suas vendas. A partir deste momento, a data passou a ser marcada pela oferta de presentes as crianças, principalmente brinquedos.

O Dia das Crianças coincide com o dia de Nossa Senhora de Aparecida, que é feriado. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Universal da Criança é celebrado em 20 de novembro, em homenagem à data da aprovação da Declaração dos Direitos da Criança, nesta mesma data em 1959.