Região

Município oferece vacinação gratuita contra raiva em cães e gatos

Vacina antirrábica é anual.
Foram disponibilizadas pela prefeitura 500 doses para gatos e cães (Foto: Suppiê Ferreira)

A prefeitura de Roncador está realizando nesta terça-feira (13) a vacinação gratuita contra raiva (antirrábica) em cães e gatos no município. Um total de 500 doses foram disponibilizadas pela administração municipal. Com o tema, “Não deixe seu melhor amigo com raiva”, a campanha de vacinação tem o apoio da faculdade UCP, de Pitanga.

Uma equipe do departamento de Agricultura do município está fazendo a vacinação. Das 10 às 14 horas um ponto de vacinação foi montado na Praça Moisés Lupion, já das 14h30 às 19 horas, a vacinação está sendo realizada no jardim Anchieta. A médica veterinária do município, Maricleia Lavado, que está coordenando a campanha de vacinação, explicou que na região de Roncador é bastante grande a ocorrência de morcegos hematófagos (que se alimentam de sangue de animais vertebrados), aumentando o risco de contaminação. Por isso a importância da imunização.

“Em Campo Mourão foram registrados alguns casos de raiva em bovinos, a doença também pode ser transmitida para cães pelo mesmo morcego. Por isso é bom se precaver e vacinar os animais”, orientou Maricleia. Segundo ela, a imunização deve ser feita anualmente. “A vacina é barata e muito importante para a saúde do animal”, disse, ao comentar que a população está aproveitando a campanha de vacinação gratuita oferecida pelo município. “Os moradores aderiram bem à campanha”, ressaltou.

Maricleia acrescentou que todo animal acima de 3 meses já pode ser vacinado. É importante que o animal esteja saudável para receber a dose. Em julho o município realizou também a campanha de vacinação gratuita anti-cio tendo uma boa aceitação dos moradores que possuem cachorros. Na ocasião foram disponibilizadas 1 mil doses.