Municípios atendem população para vacina neste sábado

Alguns municípios da Comcam estarão com as unidades de saúde abertas atendendo durante este sábado (25) para ampliar a cobertura vacinal contra Influenza. Atenderão em horário especial (das 8 às 17 horas), unidades de saúde de Juranda, Barbosa Ferraz e Goioerê. Já em Mamborê, Moreira Sales e Terra Boa, as UBS estarão estendendo o horário de funcionamento até à noite.

A Comcam está em alerta para os casos de Influenza. Já chega a 3 o número de óbitos pela doença este ano. Os óbitos foram registrados em Juranda, a vítima é um idoso de 69 anos; e Campina da Lagoa e Moreira Sales, cujas vítimas tinham 36 e 44 anos.

Até o momento a 11º Regional de Saúde de Campo Mourão contabiliza 4 casos confirmados de Gripe A na Comcam, sendo em Campina da Lagoa (1); Campo Mourão (1); Juranda (1); e Moreira Sales (1). O momento é de muita preocupação, alerta a enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Regional de Saúde, Evandra Cristina Pereira. A campanha nacional de vacinação contra a gripe começou no dia 10 de abril e segue até o dia 31 de maio.

Na região, a população total a ser vacinada é 111.723 pessoas. A campanha alcançou até o momento mais de 92 mil pessoas. A cobertura vacinal por grupo é a seguinte: crianças (83,05%); trabalhadores de saúde (85,71%); gestantes (74,20%); puérperas (103,63%); idosos (91,88%); professores (85,21%); e pessoas com comorbidades (73,75%).

Os grupos de risco para a vacina são crianças com idade entre 6 meses a 6 anos de idade; grávidas em qualquer período gestacional; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); trabalhadores da área da saúde; professores da rede pública e particular; idosos com mais de 60 anos de idade; populações indígenas, doentes crônicos; e população carcerária.

A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem evoluir para casos graves da doença, internações e óbitos. Atualmente o balanço da campanha de vacinação contra a gripe no Paraná mostra que 69,19% do público-alvo foi imunizado.

Os sintomas da doença incluem febre alta (acima de 38°), dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse. Quando há suspeita de gripe (influenza), deve-se procurar os serviços de saúde para avaliação médica o mais breve possível e iniciar o tratamento com o antiviral específico. A pessoa nunca deve se automedicar.