Região

Municípios da região recebem médicos do programa “Mais Médicos”

(Foto: Agência Brasil)

Sete municípios pertencentes a 11° Regional de Saúde de Campo Mourão receberam médicos do Programa “Mais Médicos”. As cidades contempladas com estes profissionais são Peabiru; Moreira Sales; Quarto Centenário; Iretama; Roncador; Juranda e Campo Mourão.

As informações foram repassadas nessa quinta-feira (11) à TRIBUNA pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). Conforme a Sesa, alguns médicos já iniciaram o trabalho no 16° e 17° ciclo do programa, que foi de dezembro de 2018 a abril de 2019 e outros no 18° ciclo, do dia 24 a 28 de junho de 2019.

Em todo o Paraná foram anunciados 456 médicos para 189 municípios que irão atender em média 100 mil consultas por mês. De acordo com o chefe da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, Eurivelton Wagner Siqueira, os profissionais irão reforçar a atenção primária nas unidades básicas de saúde das cidades que aderiram ao Programa “Mais Médicos”, do Ministério da Saúde.

Conforme a Secretaria Estadual de Saúde, o Governo do Estado pretende ampliar o programa e buscar mais vagas junto a novos editais federais. “Com o apoio dos secretários municipais de saúde, estamos melhorando a assistência, reforçando as ações e atividades junto à população que mais precisa, fazendo com que o atendimento qualificado chegue a cidades de todo Estado, tanto nas regiões metropolitanas, como no litoral, nas comunidades mais distantes da zona rural e das reservas indígenas”, disse o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.

Com a ampliação do programa, a expectativa é que muitos problemas de saúde sejam solucionados de acordo com um modelo continuado de assistência mais rápido, eficaz e no lugar onde as pessoas vivem. De acordo como Ministério da Saúde, o Paraná está entre os estados com mais vagas preenchidas no Programa “Mais Médicos” e que isso se traduz no fortalecimento da Atenção Primária.

A coordenação do Programa Mais Médicos é realizada por Comissão Estadual que reúne representantes do Ministério da Saúde, Secretaria da Saúde do Paraná, Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná e Instituição Supervisora do Ministério da Educação.

“Mais Médicos”

O Programa “Mais Médicos” foi lançado em 8 de julho de 2013 pelo Governo Dilma, cujo objetivo é suprir a carência de médicos nos municípios do interior e nas periferias das grandes cidades do Brasil. O programa levou 15 mil médicos para as áreas onde faltam profissionais e chegou, até 2017, a ter 18.240 médicos, garantindo acesso a 63 milhões de pessoas em 4.058 municípios. O formato da "importação" de médicos de outros países foi alvo de duras críticas de associações representativas da categoria, sociedade civil, estudantes da área da saúde e inclusive do Ministério Público do Trabalho.