Região

Municípios da região são convocados para Semana Nacional contra o Aedes

Vários municípios da Comcam estarão mobilizados do dia 25 a 30 deste mês na Semana Nacional de Combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Durante toda a próxima semana, serão realizadas nas cidades diversas ações de combate ao mosquito, como visitas domiciliares, mutirões de limpeza e distribuição de materiais informativos. Vale lembrar que não há casos confirmados de dengue na região este ano.

De acordo com a chefe da Vigilância Epidemiológica da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, Elizabete Mitiko Konno de Lozada, alguns municípios já realizaram as atividades no mês de novembro envolvendo a comunidade escolar. “Mas muitos ainda realizarão nesta semana, como Quinta do Sol, por exemplo, que marcou uma caminhada”, frisou.

Segundo ela, as atividades são ações de rotina, como coleta de materiais recicláveis que podem servir de criadouros para o aedes, distribuição de panfletos de orientações, entre outras. “É uma semana de mobilização com a comunidade em que cada município irá desenvolver suas ações”, ressaltou Mitiko.

Ela informou que a Regional da Saude vem mantendo atenção especial com relação o combate ao mosquito. Este, por exemplo, está realizando uma supervisão nas cidades da região. “Temos um roteiro estruturado que aplicamos para ver todos os eixos da parte da assistência nos municípios, se tem medicamentos, se a questão laboratorial está bem estruturada, ou se tem agentes suficientes. Esta supervisão é padrão e está sendo feita em todos os municípios para ver se estão preparados”, argumentou.

Na primeira quinzena de dezembro a Regional irá também fazer uma reunião com todos os coordenadores municipais para alinhar a ações. “Não temos casos de dengue mas estamos antenados, porque o Aedes não transmite só dengue, mas também a zika e chikungunya”, alertou, ao lembrar que os cuidados contra o mosquito devem ser contínuos. “O período está muito quente e úmido, o que favorece a proliferação do mosquito”, frisou.

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), na região da Comcam foram registrados até o momento 70 notificações de dengue, mas todos descartados. As notificações foram feitas nos municípios de Araruna (3); Barbosa Ferraz (6); Boa Esperança (1); Campo Mourão (6); Goioerê (11); Janiópolis (5); Juranda (1); Mamborê (12); Moreira Sales (4); Quarto Centenário (1); Quinta do Sol (7); Rancho Alegre D’Oeste (1); Roncador (2) e Ubiratã (10).

Ação cancelada

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Mourão cancelou a Caminhada Ecológica que estava programada para acontecer neste sábado (24) por conta do mau tempo. A previsão é que o tempo continuará chuvoso hoje.

Segundo o presidente do Comitê Gestor, Carlos Bezerra, a campanha é realizada todos os meses para estimular uma rotina de cuidados para eliminar potenciais criadouros nos recipientes que acumulam água. “Infelizmente por causa da chuva, vamos cancelar a caminhada deste mês e fazer a próxima em dezembro. O que orientamos é para que o próprio morador, após as chuvas, que verifique no quintal se há algum tipo de material acumulando água para fazer o recolhimento”, disse ele.

Apesar da cidade não ter registro de casos de doenças causadas pelo mosquito, o trabalho de campo é permanente. A campanha visa recolher materiais dispensados de forma inadequada que possam acumular água nos espaços públicos e terrenos baldios, além de conscientizar a população para que faça uma vistoria nos imóveis.