Campo Mourão

Mutirão de limpeza recolheu grande volume de lixo no Araucária

O mutirão da limpeza realizado pela Associação de Moradores do jardim Araucária, na tarde dessa terça-feira (20), retirou uma grande quantidade de lixo descartada irregularmente pelo bairro. Foram recolhidas três caminhonetes de dejetos diversos. A ação contou com 20 moradores do local, colaboradores da Unimed, e membros do Rotary Araucária.

“Foi uma ação muito positiva. Fica sempre o convite para as pessoas que quiseram participar, serão sempre bem vidas. Este é um grupo que começou só com três pessoas e está tomando uma proporção cada vez maior”, comentou o presidente da Associação de Moradores, Cleverson Vieira Andreiow.

Ele disse que o bairro realiza diversos projetos com parcerias. Um deles é com a UTFPR e Associação de Moradores o Rio do Campo Limpo. “Foi feito um estudo técnico pelo professor Edvandro sobre o impacto da cidade sobre o rio e desenvolvemos vários trabalhos posteriormente”, falou.

O rio foi todo mapeado por drones, foi feito também fotos e coletas de água, para nortear as ações. “Este projeto de extensão que firmamos com a UTFPR vai proporcionar uma bolsa de estudos para um aluno desenvolver um projeto de preservação para o Rio do Campo”, explicou Andreiow.

A Associação de Moradores do bairro implantou também uma barreira ecológica sob a ponte de acesso ao bairro, na rua Roberto Brzezinski. Por semana são retirados do local mais de 600 litros de lixos como garrafas pet, plásticos, isopor, entre outros objetos.

Durante o mutirão desta semana, os moradores encontraram vários pneus, sofá, pedaços de geladeiras e máquina de lavar roupa, lixos domésticos descartados em terrenos, entre outros. “Temos coleta seletiva, mas infelizmente algumas pessoas continuam descartando lixo em locais impróprios”, lamentou Andreiow.

Ele acrescentou que a Associação de Moradores está mantendo uma caçamba de entulhos no campo de futebol do bairro sem custos ao morador. Pessoas que por ventura fizeram pequenos reparos em casa ou até mesmo podas de árvores podem depositar os entulhos no local para a correta destinação.

Clique ou arraste para passar as fotos