Policial

Operação Tiradentes reforça combate ao crime em CM e região

Objetivo é coibir crimes contra a pessoa e o patrimônio.
Operação envolverá todo o efeito da PM no combate ao crime em Campo Mourão e região (Foto: Walter Pereira)

Em alusão ao dia do Patrono das Polícias do Brasil - alferes Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes -, o 11º Batalhão de Polícia Militar de Campo Mourão deflagrou na manhã desta quarta-feira (24) a “Operação Tiradentes”. O lançamento oficial foi realizado às 7h30, na Praça São José, com a exposição de viaturas. As atividades acontecem simultaneamente em todo o país com abordagens, bloqueios e o policiamento presença em diversos pontos. O objetivo é prevenir e coibir crimes contra a pessoa e o patrimônio, proporcionando uma maior segurança à população.

Na região, a operação está sendo realizada também no município de Ubiratã. De acordo com o major Julio Vieira da Rosa, comandante do 11º Batalhão, o objetivo é prevenir a prática de delitos e proporcionar à população uma sensação de segurança com abordagens preventivas e repressivas simultâneas em vários bairros e área central da cidade.

Pontos de bloqueio também serão implantados para inibir a incidência de delitos e estreitar as relações da polícia com a sociedade, além de blitze. As ações serão desenvolvidas também na zona rural. “É uma operação com ações proativas, preventivas e ostensivas, atendendo situações de urgência e emergência, mas congregados numa atividade coordenada pelo Conselho Nacional de Comandantes-Gerais (CNCG)”, explicou o major. “As corporações de todo os Estado estarão integradas para preservar da ordem pública”, ressaltou.

Segundo o major, o foco principal da operação é a segurança dos cidadãos. “Nossas ações são predominantemente preventivas”, disse, ao comentar que é ‘muito importante’ a presença da polícia Militar na comunidade, pois além de inibir crimes, traz uma sensação de segurança para a população.

Operação

A operação foi determinada durante a primeira reunião de 2019 do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais (CNCG) e será feita em cada unidade federada pela sua Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. No Paraná as ações acontecerão em Curitiba, Região Metropolitana e interior do estado, com o policiamento presença nos eixos comerciais e de maior circulação de pessoas, bem como locais pré-definidos conforme levantamento prévio.

As ações seguem até às 7 horas desta quinta-feira (25). Participarão das atividades o efetivo administrativo, bem como as unidades especializadas: Batalhão de Polícia Ambiental-Força Verde, Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), Rondas Ostensivas Móveis (Rotam), entre outras.