‘Outubro Rosa’ mobiliza região para cuidados com a saúde da mulher

Foi aberta na semana passada o Outubro Rosa. Durante todo o mês, a campanha, voltada à saúde da mulher, terá várias ações sendo desenvolvidas pelos 25 municípios da Comcam em conjunto com a 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão. Estarão sendo oferecidos pelas unidades de saúde exames de colo de útero, agendamentos de mamografia, testes rápidos de hepatite, HIV e sífilis, vacinas e diversas atividades, como palestras de profissionais das áreas de saúde, nutrição e educação física. O objetivo é promover a autoestima da mulher.

A enfermeira chefe de Seção de Atenção Primária em Saúde (SCAPS) da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, Muriel Regina Vrecchi Davidoff, destacou que o objetivo da campanha é promover ações de incentivo e cuidado com a saúde da mulher. O principal alerta da campanha são os cuidados com o câncer de mama e de colo de útero.

O Paraná está trabalhando com o ‘Paraná Rosa’ que é para marcar o mês realmente de sensibilização sobre a temática do câncer de mama e câncer de útero, chamando a atenção para que as mulheres lembrem da necessidade de fazer o rastreio da doença, afirmou Muriel. Segundo ela, o rastreio é feito em mulheres que podem estar com a doença em sua fase inicial e não tem sintomas.

De acordo com dados da 11ª Regional, de janeiro a junho deste ano foram feitos na Comcam 15.732 exames peventivos de colo de útero. Durante o Outrubro Rosa a procura por este tipo de exame tende aumentar até 30%, prevê Muriel. No mês da campanha a procura aumenta muito, porém vale lembrar que estes exames devem ser feitos durante todo o ano e não só em outubro, alertou.

O câncer de mama é o primeiro em taxa de mortalidade em mulheres no mundo, em 2018. No Paraná foram diagnosticados 3.730 novos casos da doença e no Brasil 59.700. Nosso objetivo é que as mulheres saiam dessa campanha mais fortes e conscientes de que a prevenção só depende delas. Não é somente uma campanha para o câncer de mama e sim para qualquer doença, destacou Muriel.

Tanto os exames de preventivo de colo de útero como mamografias são oferecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Não tem fila de espera é só marcar na unidade de saúde mais próxima, ressaltou. A enfermeira comentou que os exames de prevenção são importantes porque detecta a doença em sua fase inicial.

Ações específicas

Na região da Comcam, cada município está desenvolvendo ações específicas, de acordo com a necessidade de seu território, alguns, inclusive, com atendimento diferenciado – no período da noite e finais de semana – nas unidades de saúde. Na quinta-feira, o município de Peabiru fez a abertura da campanha com uma passeata pela cidade. Nos próximos dias a Regional de Saúde disponibilizará aos municípios materiais informativos e de orientação para serem repassados à população. Reforçamos a importância de sempre estar fazendo os exames preventivos mesmo que não tenham sintomas, ressaltou Muriel.

Para o câncer de colo de útero, a faixa etária para o exame de rastreio da doença são mulheres de 25 a 64 anos já a mamografia para o público de 50 a 69 anos a cada dois anos. Se fez o exame de rastreio e não detectou nada e depois venha a surgir algum sintoma é importante que procure atendimento na unidade básica de saúde o mais rápido possível, orientou Muriel.

Números

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) em 2018 o Brasil registrou 59.700 novos casos de câncer de mama. No Paraná foram 3.730 casos. Até o mês de junho deste ano, o Estado realizou 144.409 mamografias. Já os exames preventivos de colo de útero foram 295.676. Para oferecer os testes, o Paraná conta com 179 mamógrafos SUS distribuídos nas 22 Regionais de Saúde. Em 2018 o número de óbitos em decorrência da doença alcançou 1.012 mulheres no Paraná.

Exame

O exame é de fácil acesso e está disponível o ano todo pelo SUS. O Outubro Rosa dá destaque à causa, mas a prevenção deve ser feita o ano todo. A mamografia deve ser realizada a cada dois anos em mulheres de 50 a 69 anos. Fora da faixa etária e periodicidade, o exame é recomendado somente para mulheres com sinais ou sintomas de câncer de mama, como nódulo, retração do mamilo e outros; ou com histórico familiar em parente de primeiro grau, como mãe, irmã ou filha.

Em relação ao câncer de colo de útero, a recomendação é que seja realizado em todas as mulheres que já iniciaram a vida sexual. Os dois primeiros exames com intervalo de um ano e, se os resultados forem normais, os próximos podem ser realizados a cada três anos.

Outubro Rosa

O Outubro Rosa é um movimento internacional de mobilização contra o câncer de mama que surgiu em 1997, nos Estados Unidos, e foi instituído no Paraná por meio da lei nº 16.935/2011. O objetivo da campanha é conscientizar as pessoas em relação à prevenção do câncer de mama pelo diagnóstico precoce e o tratamento imediato, evitando mortes pela doença.