Pacientes faltam a agendamentos na farmácia especial de Campo Mourão

A farmácia especial da 11ª Regional da Saúde (Farmácia do Paraná) vem enfrentando transtornos devido às faltas de pacientes que não estão comparecendo aos horários agendados para retirada de medicamentos. O serviço de agendamento foi implantado para facilitar a vida destas pessoas, que além de não enfrentarem filas, acabam tendo um atendimento de mais qualidade. No entanto, aproximadamente 35% dos pacientes faltam aos agendamentos em Campo Mourão.

Atualmente, 2.370 pacientes estão cadastrados na farmácia. Porém, como alguns procuram o local para outras demandas, o atendimento chega até 3 mil pessoas mensalmente. Por isso temos que adequar a estrutura para atender estes pacientes que só aumentam dia a dia. Para este planejamento passamos a agendar o atendimento a eles com data e hora marcada para retirada de medicamentos, explicou o farmacêutico responsável pela farmácia da 11ª Regional, Murilo Gobbi.

No entanto, mesmo com a pessoa tendo a opção de escolher o dia e horário para ser atendida, muitos ainda não estão comparecendo, prejudicando o atendimento, inclusive ocupando um horário que poderia ser aproveitado por outra pessoa. Além disso, acabam descontinuando o tratamento porque não fazem a retirada do medicamento e atrapalha também o planejamento de atendimento feito com antecedência pela farmácia.

Estamos enfrentando sérios problemas tendo que reagendar estes horários, acarretando em sobreposição no dia seguinte. Com isso, além dos pacientes terem que esperar em filas, poderão não ter toda atenção recebida que teriam caso tivessem cumprindo o agendamento. Sabemos que algumas vezes algum imprevisto pode acontecer, mas nestes casos autorizamos também algum familiar a retirar os remédios, explicou Gobbi.

Segundo o farmacêutico, os agendamentos são marcados pelos pacientes no momento da retirada dos medicamentos ou pelo site saude.pr.br.gov.br na aba de assistência farmacêutica, opção agendamento. Dependendo do medicamento e da demanda, a farmácia consegue fornecer medicamentos para até três meses à pessoa.

Gobbi informou que diariamente são disponibilizados 132 horários na agenda à população. Hoje a farmácia conta com um farmacêutico e uma estagiária para atender o público. Para mantermos a qualidade no atendimento dependemos deste agendamento, ressaltou. Segundo ele, o reagendamento aos faltosos está sendo feito às quintas-feiras das 15h30 às 17 horas. A gente consegue atender até 40 pessoas neste horário, falou.

A Coordenadora da Equipe de Assistência Farmacêutica da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, Ariadne Dantas Vieira Pepino informou que a farmácia está intensificando a divulgação sobre as mudanças no agendamento para facilitar a vida do paciente. Segundo ela, as Ouvidorias dos municípios também foram orientadas em relação ao serviço. Tudo que estamos fazendo é para tentar garantir tempo para cuidar destes pacientes de uma melhor forma, frisou. Ela orienta os pacientes a procurarem ao máximo evitar faltar ao agendamento. Tanto que é dado a ele a opção mais adequada a sua realidade de dia e horário para a retirada, ressaltou.

Medicamentos

Na Farmácia do Paraná são disponibilizados os medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), também denominados medicamentos de alto custo e do elenco complementar da Secretaria de Estado da Saúde. A farmácia disponibiliza medicamentos para tratamentos de artrite rematoide; fibrose cística, retocolite, Doença de Crohn, entre outras doenças que estão no protocolo para componente especializado.