Campo Mourão

PAIS realiza feirinha de adoção neste domingo

Evento será 9 às 13 horas, em frente à Praça São José.
Vários filhotes de cães e gatos estarão disponíveis para adoção

A Associação dos Protetores de Animais Independentes – PAIS – de Campo Mourão realiza neste domingo (24), durante a Feira Criativa, a segunda feirinha de adoção de animais do ano. O evento acontece das 9 às 13 horas, na Avenida Capitão Índio Bandeira, em frente à Praça São José. A comunidade vai encontrar no local filhotes de gatos e cachorros.

De acordo com organizadores, entre 15 a 20 filhotes de cães e gatos estarão disponíveis para adoção. Conforme a voluntária da PAIS, Amanda Tonet, atualmente a associação cuida de aproximadamente 400 animais que ficam em dois abrigos da cidade. Por mês a associação gasta em torno de R$ 5 mil com ração e assistência veterinária.

Segundo Amanda, o que tem mantido a associação são as receitas adquiridas com o Programa Nota Paraná. A maior parte da ração é comprada com as notinhas programa. Quem quiser contribuir pelo Nota Paraná deve fazer a doação direto pelo site do Programa com o CNPJ da PAIS 18.003.028/0001-48.

Os interessados podem também levar a nota da compra, sem o CPF em um ponto de coleta, que são a Clínica Veterinária São Francisco, Clínica Happy Dog, Pet Shop Mundo Animal, ou na Estação Pet.

Castração gratuita

Já no dia 6 de abril, a PAIS estará realizando inscrições para castração gratuita de cães e gatos, durante mais uma feirinha de adoção da associação. Será na Praça São José, das 9 às 14 horas. As vagas são limitadas e o programa é exclusivo para famílias de baixa renda de Campo Mourão. Para a inscrição é necessário o interessado levar documento pessoal; comprovante de endereço; cartão Bolsa Família ou talão de água e luz inscrito na tarifa social.

Não é necessário levar os animais no dia da inscrição. Será castrada uma fêmea por endereço. “Caso a pessoa não esteja inscrita em nenhum programa social do governo, pode fazer a inscrição para ficar na espera”, disse Amanda.

O programa de castração para o controle de cães e gatos retomado em Campo Mourão em 2018 pela atual administração deverá realizar durante este ano ao menos 420 castrações gratuitas de animais pela cidade. A clínica que fará os procedimentos deverá ser definida já nos próximos dias. O valor destinado é de cerca de R$ 100.000,00, via Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Seama) do município.

A vereadora Elvira Schen (PPS), voluntária da PAIS, reconhecida na cidade por sua luta em defesa dos animais, informou que o programa priorizará cadelas que estão na rua em estado de abandono, além de famílias de baixa renda que têm animais e querem fazer a castração, mas não têm condições.

No ano passado, de acordo com Elvira, o programa realizou cerca de 400 castrações. “Para este ano deve chegar a 420”, projetou, ao comentar que os preços dos procedimentos variam por porte do animal. A vereadora informou que já está sendo licitado também pelo município um Castramóvel. Com a unidade móvel será possível realizar castrações de animais nos bairros da cidade. “Estes dois programas irão acelerar o controle de animais em Campo Mourão. Se não fizer isso vai ser difícil porque o nascimento é muito maior do que o número de castrações”, preocupou-se Elvira.