Paróquia encerra Semana da Família com Missa Sertaneja e festa do Porco no Tacho

A Paróquia Sagrada Família, no conjunto Cohapar, em Campo Mourão, encerra neste sábado (17) a Semana Nacional da Família com tradicional Missa Sertaneja, às 19h30. Ainda dentro da programação, amanhã será realizada a 23ª edição da Festa do Porco no Tacho.

A Missa Sertaneja será celebrada pelo Frei Tarcísio, da Fraternidade o Caminho, e um grande público é esperado. No ano passado, entre 300 a 350 pessoas participaram da celebração. Após a missa, será realizada quermesse com comidas típicas como pipocas, doces, salgados e quentinho, em seguida a Noite Dançante. Este ano, a renda da festa será revertida para reforma dos bancos da igreja.

Com o tema, A família, como vai?, a Semana Nacional da Família foi aberta no último dia 11. Criada em 1992, pela CNBB – Confederação Nacional dos Bispos do Brasil – busca chamar a atenção para questões relacionadas à estrutura familiar, valorização da vida, cuidado com os idosos, políticas públicas voltadas às famílias, matrimônio e vida cristã.

Porco no Tacho

A Festa do Porco no Tacho acontece no espaço anexo à Paróquia. O almoço será servido das 11h30 às 13 horas. Os convites ainda estão à venda na secretaria da paróquia a R$ 30,00 cada. Crianças até 10 anos paga R$ 15,00. Os participantes deverão levar prato e talher.

Antes do almoço, às 9 horas, será celebrada uma missa em ação de graças pelas famílias e na parte da tarde um momento recreativo. O padre da paróquia, Sidinei Rodrigues Ferreira, que está pelo segundo ano à frente da festa, comentou que o evento é um momento de confraternização entre as famílias.

O religioso destacou que a festa se tornou tradicional e além de moradores da comunidade, reúne também participantes de toda a diocese. Tem pessoas que vêm de fora para celebrar conosco. E vale à pena, frisou. Ele lembrou que em 2018 o evento foi um sucesso e espera que se repita este ano. Ano passado a festa teve um resultado muito satisfatório e este ano acreditamos que não será diferente e ainda o que nos alegra é sem a venda de bebida alcoólica, acrescentou.

Sagrada Família

A Paróquia Sagrada Família tem uma história construída. Localizada no Conjunto Habitacional Dr. Milton Luis Pereira (Cohapar), foi instalada no dia 23 de fevereiro de 1992 pelo então Bispo Diocesano de Campo Mourão Dom Vírgilio de Pauli. Entre os anos de 1998 e 1999 a paróquia se lançava em nova etapa de sua história com a instalação da primeira casa da pastoral da Criança, localizada na Rua Albatroz, fundos da Igreja matriz.

Outro fato importante na história da Sagrada Família aconteceu em 2007, quando o ex-bispo diocesano Dom Mauro Aparecido dos Santos ampliou a paróquia em sua extensão territorial acrescentando mais duas capelas – Nossa Senhora da Imaculada Conceição (Piquirivai) e Sagrado Coração de Jesus (Alto da Boa Vista)-, ambas até então capelas da Paróquia São Francisco de Assis.