Peabiru abre nesta sexta-feira o 1º Fórum Regional de Literatura

O município de Peabiru abre nesta sexta-feira (16) o 1º Fórum Livre da Literatura Local. O evento, que prossegue até este sábado (17), faz parte da programação da 24ª Festa do Carneiro ao Molho de Vinho, prato típico da cidade. A ideia dos organizadores é transformar a cidade na Capital da Literatura Regional nestes dois dias. De acordo com o diretor de Cultura de Peabiru, Arléto Rocha, o Fórum será realizado em parceria entre Divisão de Cultura e Câmara de Vereadores, através da Escola do Legislativo.

O Fórum de Literatura será aberto às 19h30, na Câmara de Vereadores, com exposição de livros de autores locais, e bate papo com autores e outras áreas artísticas. Será uma troca de experiência muito interessante, disse Rocha, ao comentar que existe uma grande expectativa para o evento.

Durante a abertura do evento, a Câmara fará uma sessão solene com moção de aplausos ao professor Espedito Ferreira, por sua contribuição cultural e literária a Peabiru e região. Ele é autor do hino de Peabiru; serão homenageados também: Zenaidio Pereira Melo, escritor e compositor, autor de diversos hinos e músicas; a dupla Cléber & Fernando; o músico Davi Amaral; escritores Oscar Radtke, José Luciano Janguas, Fábio Sexugi, Barbara Lia, Zilda Siqueira, Eliane Bottega, Ailton Volpato, Giselta Veiga, professor José Carlos Paraguaio e o historiador Arléto Rocha.

Já no sábado, das 8h30 às 12 horas, a Academia Mouraõense de Letras estará presente com o Café com Letras. Na ocasião, autores estarão expondo suas obras e conversando com os visitantes. No saguão da Câmara, haverá exposição e livros de autores locais e regionais, e no plenário simultaneamente, um bate papo livre com escritores. De acordo os Vereadores Fábio Sexugi e o presidente da Câmara, Alaerte Rodrigues dos Santos, que coordenam o evento em parceria com a prefeitura, o Fórum será um marco para a cidade. Estaremos homenageando aqueles que levaram o nome de Peabiru e região para além das nossas fronteiras e ao mesmo promovendo a cultura da cidade, comentaram.

O diretor de Cultura de Peabiru, Arleto Rocha, destacou que o objetivo do encontro é valorizar os trabalhos de escritores e artistas locais e disseminar a cultura. Todos estão convidados a prestigiarem o evento ou exporem seus trabalhos, fazerem intervenções poéticas, artísticas, enfim, expressar a arte e a cultura de nossa gente, frisou.

Programação do evento

SEXTA-FEIRA (16)

19H30 – I Fórum Livre da Literatura Local – F3L, na Câmara de Vereadores, com Exposição de livros de autores locais, moções e outras emanações artísticas com coquetel;

SÁBADO (17)

9 às 12h – Continuação do I Fórum Livre da Literatura Local – F3L, com café da manhã.