Região

Peabiru faz pacto com município de Barra Velha para intercambio cultural

Ação está dentro do Projeto Caminhos de Peabiru, explicou o diretor de Cultura do município.

O prefeito de Peabiru, Júlio Cezar Frare (PR), firmou por meio da Divisão de Cultura da Secretaria de Educação um pacto simbólico com o prefeito Valter Zimmermann (DEM), de Barra Velha, em Santa Catarina para um intercâmbio cultural.

“Este intercâmbio se dará na área de cultura e história na troca de experiências, pesquisas, e divulgação de eventos no sentido de valorizar a história e memória dos Caminhos de Peabiru”, explicou o historiador Arléto Rocha, diretor de Cultura de Peabiru.

Ele informou que a cidade de Barra Velha, no litoral catarinense é um município por onde o Espanhol Cabeza de Vaca em 1541 começou sua entrada pelos “Caminhos de Peabiru” até passar pela região de Campo Mourão.

“Esta ação está dentro do Projeto Caminhos de Peabiru que bem mais que as caminhadas e trilhas visa gerar emprego e renda por meio do Turismo e melhorar a vida de nossa gente”, destacou Rocha.

Presentes no evento

Participaram da assinatura do pacto os vereadores José Durães de Souza, presidente da Câmara, Leo da Ambulância, a 1ª dama de Barra Velha e Secretária Municipal de Bem Estar Social, Sol Cruz; o presidente da Câmara de Barra Velha, Alex Palmital, o jornalista e historiador Erico Pinto da Silva, presidente da Academia Literária Caminhos de Peabiru e seu vice presidente, Valdemar Reinert.