Peabiru serve o Carneiro ao Vinho no domingo para 3,3 mil pessoas

O município Peabiru abre na noite deste sábado (17) a programação da 24ª Festa do Carneiro ao Vinho, prato típico da cidade. A partir das 21 horas haverá show em praça pública com a Banda Fonte Luminosa e abertura das barracas de alimentação ao público.

A programação segue no domingo (18), com almoço com o prato típico a partir das 11h30. Na parte da tarde os participantes terão como atração o Palco Cultural na praça central e exposição de artesanato Caminhos de Peabiru. Já à noite haverá show com a Banda Brasil 2000.

O Carneiro ao Vinho será servido para 3,3 mil pessoas. Os convites continuam à venda a R$ 35,00 (adulto) e R$ 20,00 (crianças de 6 a 11 anos), podendo ser adquiridos com as entidades participantes: Loja Maçônica Caminho de Peabiru, Rotary Club, Loja Maçônica Rui Barbosa, Igreja Católica e Lions Club.

O Carneiro ao Vinho

O Carneiro ao Vinho é uma iguaria paranaense de origem árabe, que começou a ser servida no final da década de 1940, quando se intensificou a chegada de imigrantes libaneses ao município. Há, no entanto, duas outras versões que associam a história do prato aos tropeiros e até mesmo aos jesuítas, embora não haja nenhum registro histórico nesse sentido.

O prato é um ensopado à base de carne de carneiro temperada com tomate, cebola, batata, azeite de oliva, vinho branco seco, sal, alho, salsinha, cebolinha e pimenta-do-reino. Em Peabiru, o ensopado de carneiro era servido inicialmente entre patrícios árabes em festas de casamento ou ao término do Ramadã. Todavia, em virtude da significativa diminuição da comunidade libanesa no município nos anos 1980, o prato foi sendo esquecido com o passar do tempo.

Posteriormente, o pioneiro de origem ucraniana, Wenceslau Macowski, começou a prepará-lo e a servi-lo a um grupo de amigos em sua propriedade rural. Finalmente, em 1993, uma comissão escolheu a receita como prato típico do município, dando início, assim, à festa do Carneiro ao Molho de Vinho.