Policiais militares fazem treinamento com fuzis

Policiais militares do 11º Batalhão de Campo Mourão fizeram na manhã desta quinta-feira (15) um treinamento com fuzis como forma de fazer frente aos criminosos que cada vez mais vem usando armamento pesado nos assaltos. A ação, que envolveu policiais da Rotam, Rocam e Patrulha Rural, foi desenvolvida no estande de tiro na Vila Guarujá.

Os policiais passaram pelo treinamento com o fuzil 556, uma das armas mais potentes do mercado. O objetivo da Polícia Militar é capacitar quem trabalha na segurança pública que até então só tinha contato com armas de baixo calibre. O treinamento é para que possamos estar sempre aptos e sempre reciclando os conhecimentos na operação da nossa arma longa de principal uso, falou o tenente Marco Aurélio Duarte, do 11º BPM.

O policial explicou que a Polícia Militar tem uma limitação legal com relação aos armamentos longos que podem ser utilizados e também com relação aos equipamentos que podem ser anexos aos armamentos. Segundo ele, os grupos de área utilizam até o calibre 556 que no caso são os armamentos utilizados hoje e alguns acessórios não podem ser anexados ao armamento, a exemplo do red dot (mira a laser) ou mira holográfica.

Então para se equiparar ao armamento sem restrição e acessórios sem limite de uso por parte da criminalidade que pode nos colocar em pé de igualdade e superioridade é o nosso treinamento e o nosso condicionamento a situação adversas, afirmou. Duarte disse que o treinamento necessita de continuidade para que os operadores não só conheçam bem os seus equipamentos, mas estejam preparados para utilizá-los com maestria em qualquer situação.

Além de treinamentos de tiros, policiais do 11º BPM vêm intensificando também treinamentos de direção. São estratégias que se emprega quando se tem que trabalhar com limitação de recursos. Existe uma defasagem de efetivo e com isso é preciso que aquele efetivo que está compondo a equipe de serviço esteja bem preparado. E o preparo vem por meio do treinamento, ressaltou.