Posto do Instituto de Identificação de Farol tem sistema informatizado

A cidade de Farol passou a contar com um Posto de Identificação totalmente informatizado. O espaço continua funcionando na prefeitura, das 8 às 11h30 e das 13às 17 horas, com estrutura de trabalho modernizada. Agora, os moradores que forem solicitar a primeira ou a segunda via da Carteira de Identidade (RG) não precisarão mais ter custos com fotografias 3×4, pois elas são feitas na hora e já digitalizadas.

O mesmo acontece também na coleta de impressões digitais. Antes, a pessoa precisava borrar a ponta dos dedos das mãos com uma tinta preta específica e, agora, o procedimento é feito com leitor digital, que emite as informações instantaneamente para o sistema.

A responsável pela Seção Regional de Identificação (SRI) de Campo Mourão, Regiane Torres, que responde pelo posto de Farol, comentou que a informatização vai melhorar a qualidade dos serviços prestados à população. Segundo ela, a principal vantagem do serviço informatizado é a modernização e atendimento mais rápido. As atuais carteiras de identidade possui um layout para o novo padrão de Documento Único a ser instalado a partir do ano que vem, observou.

O posto de Farol presta os seguintes serviços, fornecimento do RG: primeira e segunda via. Para as segundas vias, atualizações cadastrais bem como nome, sobrenome, estado civil, correção de dados, atualização de foto e inserção das impressões digitais no sistema digital em casos mais antigos; atestados de antecedentes criminais, positivo, negativo e profissão.

Vale lembrar que para a emissão do primeiro RG não é cobrado taxas. Para fazer a primeira via, a pessoa precisa levar certidão de nascimento original ou casamento, caso seja casada. Já a retirada da segunda via da identidade há um valor cobrado de R$ 35,55. Para quem não tem condição de pagar, precisa de uma declaração assinada por um assistente social.

O Setor de Identificação de Farol atende em média 45 pessoas por mês. As identidades emitidas pelo posto estão vindo com o novo modelo, que agora inclui o número de CPF e PIS (Programa de Integração Social) do cidadão. A partir do ano que vem terão mais itens ainda para serem preenchidos, como número da CNH, tipo sanguíneo, e número do cartão SUS.

Na região da Comcam, todos os municípios pertencentes ao Instituto de Identificação de Campo Mourão já contam com o sistema informatizado. São eles: Altamira do Paraná, Araruna, Barbosa Ferraz, Boa Esperança, Campina da Lagoa, Farol, Corumbataí do Sul, Engenheiro Beltrão, Goioerê, Janiópolis, Rancho Alegre do Oeste, Ubiratã, Nova Cantu, Roncador, Iretama, Luiziana, Quinta do Sol, Fênix, Mato Rico, Nova Tebas, Mamborê, Juranda, e Peabiru.

Conforme a prefeita da cidade, Angela Kraus (PSDB), que visitou recentemente o posto de identificação, para conhecer o novo sistema, a modernização vai gerar um atendimento de mais qualidade às pessoas que buscarem a emissão de documentos. A administração de Farol trabalha em todas as vertentes para oferecer qualidade nos serviços prestados à população e neste setor não poderia ser diferente, falou Angela.