Campo Mourão

Prazo para inscrições do exame EJA online encerra nesta quinta-feira

Encerra nesta quinta-feira (11) o prazo para inscrições para a primeira etapa dos Exames da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Online 2018. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em qualquer estabelecimento de ensino credenciado da rede estadual. O interessado deve levar o original e fotocópia de documento de identificação. As provas serão realizadas no dia 7 de novembro. Já as inscrições para a segunda etapa prosseguem até o próximo dia 13 com a realização das provas no dia 3 de dezembro.

Em Campo Mourão, os exames serão aplicados no Ceebeja, Colégio Estadual Antonio Teodoro de Oliveira, e Ivone Soares Castanharo nos períodos da manhã, tarde e noite. A lista completa das escolas da região que participam dos Exames da EJA Online está disponível no link: www.educacao.pr.gov.br/eja.

A Coordenadora da EJA do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Campo Mourão, Katiussa Michele Canola, informa que as disciplinas para o exame da primeira etapa são: física, biologia, sociologia, química, geografia e filosofia. Já da segunda, são língua portuguesa/redação; língua estrangeira moderna (inglês ou espanhol); matemática, educação física, artes, história.

Katiussa comentou que a EJA Online é uma oportunidade paras as pessoas que não concluíram os estudos na idade certa. Os interessados fazem as provas e, caso sejam aprovados em todas as disciplinas, recebem um certificado de conclusão da Secretaria da Educação do Paraná. “Os exames online são para pessoas que não conseguem frequentar a EJA presencial por algum motivo”, falou. Para as provas, o candidato deve ter no mínimo 18 anos completos. Caso ele não consiga a nota mínima em todas as disciplinas ou na redação, não recebe a certificação, mas pode eliminar matérias em que obteve média para uma etapa futura dos exames da EJA Online.

Os resultados também podem ser aproveitados para outras oportunidades de certificação, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas serão aplicadas em duas etapas distintas, de novembro a dezembro deste ano. Elas são realizadas em um computador para cada candidato. Apenas a redação não será realizada em um computador, mas em um cartão de redação impresso.

Os candidatos devem comparecer ao local das provas 30 minutos antes do início com o mesmo documento de identificação usado na inscrição. Para fazer a redação é permitido somente o uso de caneta esferográfica azul ou preta, fabricada em material transparente.

Provas

Cada prova tem duração de 1h e 30 minutos e é realizada em um dos computadores do laboratório de informática das escolas. A única exceção é a prova de Língua Portuguesa, que dura 2 horas e inclui uma redação que deve ser escrita em um Cartão de Redação.

A certificação é emitida por uma escola da rede estadual, seguindo critérios de uma resolução que será divulgada pela Secretaria da Educação. O mesmo documento incluirá os critérios para aproveitar resultados de Exames da EJA Online de anos anteriores, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até 2016, Educação de Jovens e Adultos regular, ou mesmo da Educação Básica regular, para obter a certificação no Ensino Médio.