Região

Prefeita inaugura ponte esperada há mais de 1 década por comunidade rural

["Ponte foi constru\u00edda toda em cimento, oferecendo seguran\u00e7a aos usu\u00e1rios"] (Foto: Suppiê Ferreira)

A prefeita de Roncador, Marília Perotta Bento Gonçalves (PSDB) inaugurou a ponte que dá acesso à comunidade rural Cancã de Baixo. A passagem, construída com recursos do Ministério da Integração, era bastante aguardada por moradores da região. A ponte, que já era precária há muitos anos, foi destruída em 2017 por enchentes causadas pelas fortes chuvas que atingiram o município.

“Hoje é um dia de alegria e de vitória para a população e para a comunidade que está recebendo essa ponte, tendo seu direito de ir e vir garantido”, comemorou Marília. A prefeita ressaltou que a ponte é uma importante via de acesso aos moradores e para escoação da produção agrícola. “É uma ponte de extensão grande, dentro das medidas e normas adequadas à necessidade”, destacou a prefeita.

Esta é a primeira, de quatro pontes previstas para serem construídas no município. No início deste ano o Ministério da Integração liberou a Roncador a quantia de R$ 1,5 milhão para construção das passagens. Os recursos foram liberados após elaboração de projeto feito pela Defesa Civil da cidade em parceria com o município e Bombeiro Comunitário.

“É um valor bastante alto. Nunca na história do município houve um volume tão grande de recursos para esta finalidade”, comentou o coordenador da Defesa Civil de Roncador, Amadeu Elizio dos Santos, que é também vereador na cidade. Ele coordenou o levantamento dos estragos causados pelos temporais para repassar as informações ao Governo Estadual e Federal.

Ele lembrou que o problema da ponte que dá acesso à Comunidade Cancã de Baixo era uma novela de mais de 15 anos na cidade. “Entrava prefeito e saía prefeito e ninguém conseguia resolver o problema. Agora o problema teve uma solução definitiva”, disse.

De acordo com informações da assessoria de imprensa da prefeitura, esta semana inicia também a construção da ponte na comunidade Vista Alegre. Em seguida serão contempladas as comunidades Cancã do Meio e Mosquiteiro. “Essa conquista é fruto de várias parcerias e soluciona um problema muito antigo”, ressaltou. Além da prefeita, vereadores, secretários municipais e demais autoridades locais participaram da inauguração. (Com informações de Suppiê Ferreira)