Região

Prefeito faz entrega de projeto para finalização de rede pluvial

O prefeito de Luiziana, Mauro Slongo (PSD), protocolou junto a Companhia de Saneamento Básico do Paraná (Sanepar) o requerimento, o projeto e a planilha orçamentária para execução das obras de galerias de águas pluviais dos emissários que vão chegar até os rios Lontras e Sem Passos.

Slongo foi recebido em Curitiba na sede da Companhia pelo Diretor Comercial Toco Zanetti, pelo gerente de Concessões Nuno Alves Pereira juntamente com o engenheiro Edison Samways Jr.

A parceria visa resolver a destinação final das águas pluviais no município com aproximadamente 1.200 metros de rede, poços de visitas e dissipadores de energia hidráulica.

Segundo Mauro Slongo, isso faz parte do compromisso que a Sanepar tem com o plano de saneamento básico do município.

Curso

A prefeitura de Luiziana em parceria com SENAR, FAEP, EMATER e Sindicato Patronal iniciou nesta semana o curso de Derivados de Mandioca com produtoras rurais. Com duração de 16 horas, o curso tem o objetivo de ensinar técnicas de fabricação de diversos tipos de alimentos a base de mandioca, dentre eles, sonho, bolo, tapioca, vaca atolada, torta, dentre outros.

O curso serve ainda para ajudar as participantes a aproveitarem ao máximo esse alimento natural, a produzirem pratos e comidas diferentes, tanto para suas famílias quanto para a comunidade, onde dessa forma podem agregar valor ao produto que pode ser comercializado.

O Secretario de Educação do município, José de Souza Santos, acompanhou os trabalhos e disse que essa parceria é muito importante para incentivar as produtoras rurais a ampliar seus conhecimentos. "O município sempre tem feito parcerias para o incentivo da agricultura familiar, fornecemos o espaço em parceria com a Secretaria de Ação Social e também os ingredientes que são usados para o preparo dos pratos", disse Santos.

As aulas, 100% praticas, estão acontecendo na cozinha da Secretaria de Ação Social do município. Estão sendo ministradas pelo instrutor do SENAR Sergio Kazuo Kawakmi. Além do preparo dos pratos fazem parte do conteúdo do curso noções de higiene pessoal, de utensílios e instalações; seleção e cuidados com o produto.