Campo Mourão

Prefeitos se reunirão com Richa para reforçar pedidos da região

Na pauta, solicitação de usina de micro pavimento e patrulha rural.
Audiência com o govenador foi anunciada ontem, durante reunião de prefeitos na sede da Comcam. (Foto: Walter Pereira/Tribuna do Interior)

Prefeitos da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam) definiram uma agenda com o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB) e com o chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni para o próximo dia 29, em Curitiba. Os gestores convocaram a audiência para reforçar dois pedidos específicos: a aquisição de duas usinas de micro pavimento no valor de R$ 900 mil cada e de uma patrulha rural mecanizada para atender os 25 municípios da região.

“Conversamos muito com o Governo do Paraná para a disponibilização destes recursos, mas até o momento só ficou na conversa. O que queremos é que isso seja efetivado para 2018. Queremos na prática o repasse deste recurso para que possamos adquirir estes equipamentos que os municípios tanto precisam”, destacou a presidente da Comcam, Angela Kraus (PSDB), prefeita de Farol.

Angela lembrou que Richa já havia prometido os recursos para a Comcam ainda em dezembro do ano passado. “Agora iremos nos reunir com ele para consolidar estes recursos”, comentou. A prefeita ressaltou que a usina de micro pavimento é uma necessidade de todos os municípios. “Hoje o tema mais abordado pelos prefeitos e o capital maior nas cidades da Comcam é a pavimentação asfáltica”, frisou.

A presidente da Comcam disse que a ideia de comprar duas usinas é criar duas frentes de trabalho que subdividirão a execução das obras na região. “A região é muito grande com um número alto de município, com duas equipes, os trabalhos serão executados mais rapidamente, atendendo todas as prefeituras o mais rápido possível”, falou.

Os gestores municipais aprovaram a ideia. O prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli (PPS), lembrou que com a aquisição das usinas de micro pavimento, em pouco tempo as prefeituras poderão executar obras de pavimentação asfáltica também na zona rural. “Será uma grande vantagem aos municípios”, falou ele, que participou ontem de um encontro de prefeitos na sede da Comcam para discutir o assunto.

O prefeito de Iretama, Wilson Carlos de Assis (PP), frisou que a pavimentação asfáltica está entre a principal demanda no município. Ele comentou que assumiu a prefeitura com a maior parte da malha viária comprometida e que os recursos para atender a demanda são escassos. “É muito serviço e os custos são altíssimos”, ressaltou.

Angela acrescentou que com a aquisição das usinas de pavimentação, os custos do serviço serão reduzido drasticamente à prefeituras. “Este trabalho sendo feito pela Comcam os municípios irão pagara apenas o material, já que teremos a mão de obras e os equipamentos”, observou.

Patrulha rural

Outra demanda que será reforçada junto ao Governo do Paraná será a aquisição de uma patrulha rural mecanizada à Comcam. Segundo Angela, o secretário estadual da Agricultura, Norberto Ortigara, informou que o Estado está adquirindo sete patrulhas para doar a consórcios do Estado, entre eles a Comcam. “A patrulha não será mais um comodato, mas sim do consórcio”, falou.

Angela afirmou que a patrulha terá um papel importante dentro dos municípios na recuperação de estradas rurais. Segundo ela, várias prefeituras não têm todos os equipamentos para os trabalhos. “Sabemos que a demanda por readequação de estradas rurais também é grande em todas as prefeituras e que muitas vezes elas não têm condições de atender toda a demanda. A patrulha rural vem para preencher esta lacuna”, ressaltou.