Prefeitura ajuda famílias a realizar sonho da casa própria

O prefeito de Barbosa Ferraz, Edenilson Miliossi (Cidadania), recebeu nesta semana 43 famílias do município que assinaram as documentações para liberação do início da construção de casas na Vila Esperança. As moradias serão edificadas com a ajuda da prefeitura, que fez a doação dos terrenos e os moradores entram com a mão de obra e materiais de construção.

O programa municipal, criado por lei, já está beneficiando um total de 59 famílias. Outras 16 já iniciaram a construção de suas casas. Este é um projeto municipal que vem atender uma demanda muito grande de moradias no município. O programa está mudando a vida de muitas famílias, falou Miliossi, ao comentar que o projeto iniciou na gestão passada com o sorteio dos terrenos. Realocamos as pessoas, preparamos os terrenos e ampliamos o programa, frisou.

Os lotes são padrões com 125 metros quadrados, já contando ligação da rede elétrica e água, além da terraplanagem. Todos os terrenos já são preparados para a construção das casas, ressaltou o prefeito. Ele explicou que as famílias beneficiadas são de baixa renda e que pelo programa os beneficiários têm um prazo de até 2 anos para construir as casas. O investimento ao final, com a construção das moradias, deve ultrapassar R$ 800 mil.

O gestor informou que existe uma grande demanda por moradias na cidade. Segundo ele, cerca de 400 famílias precisam de casas. Este programa municipal está sendo um dos meios para reduzir esta fila, argumentou ao comentar que o projeto está mudando a realidade no município. Muitas pessoas têm o sonho de construir sua casa própria, mas não tem condições de comprar o terreno, disse. Ele informou que o município está legalizando outro lote para atender mais famílias necessitadas.

Mais moradias

Foram iniciadas também nesta semana as obras de construção de mais 30 casas populares no jardim Primavera para atender famílias carentes da cidade. O projeto para a construção das unidades habitacionais é orçado em R$ 1,6 milhão, e faz parte do programa Família Paranaense, atendendo famílias já cadastradas pela Ação Social do município.

 

Foram iniciadas também nesta semana em Barbosa Ferraz a construção de 30 moradias populares

 

A construção destas casas faz parte do Projeto de Redução do Déficit Habitacional de nossa cidade, ressaltou Miliossi, que acompanhou o início dos trabalhos com o vice-prefeito Roni Lucindo e vereadores da cidade. A obra está prevista para ser entregue no mês de novembro deste ano. Segundo o prefeito, a construção das casas está gerando mais de 50 empregos diretos com a contratação de mão de obra na cidade. O sonho da casa própria está sendo uma realidade em Barbosa Ferraz, ressaltou.

Além destas unidades em construção, Miliossi já solicitou também o apoio da Cohapar para a construção de outras 30 moradias e 67 casas rurais que aguarda a avaliação do Governo Federal. Além disso o prefeito está solicitando junto a Cohapar a contratação de um serviço para a documentação de imóveis em situação irregular na área urbana de Barbosa Ferraz. Segundo ele, existem 1.500 famílias que residem há anos em Barbosa Ferraz em imóveis sem registro.