Procon alerta para novo golpe em Campo Mourão

O Procon de Campo Mourão registrou este ano três denúncias de consumidores vítimas de um golpe que está sendo chamado golpe do mototáxi. O caso mais recente foi de um idoso que teve um prejuízo de R$ 14 mil.

Segundo a secretária executiva Jurema Portes, o principal alvo são pessoas idosas. A vítima recebe uma ligação dizendo ser da agência bancária informando que o cartão da conta está clonado, relata Jurema. O cliente então é orientado a ligar para um número de telefone para cancelar o cartão. Se a vítima liga, alguém atende e confirma que o telefone é do banco de que o cartão está mesmo clonado.

Demonstrando presteza e atenção, o atendente então diz que o cartão está cancelado, mas que por garantia vai mandar uma pessoa credenciada do banco até a residência para recolher o cartão. Aí é que chega alguém num mototáxi e diz que além do cartão precisa também de cópia dos documentos pessoais do cliente, explica Jurema. Com o cartão e os documentos, os golpistas abrem contas e fazem compras, principalmente pela internet. 

Os três casos atendidos pelo Procon foram encaminhados para a delegacia.  Como na maioria dos golpes eles usam da boa fé de pessoas humildes para agir. É muito importante ficar atento e nunca passar informações por telefone. Além disso, as agências bancárias não mandam funcionários fazer atendimento na casa das pessoas, adverte a secretária do Procon.