Região

Produtores recebem 4 tratores e uma colheitadeira do programa ‘Trator Solidário’

Pequenos produtores rurais da cidade de Iretama receberam na manhã desta sexta-feira (13), quatro tratores New Holland cabinados e uma colheitadeira do programa do Governo do Estado, “Trator Solidário”. As máquinas foram entregues em uma solenidade pública, na praça central da cidade, pelo Instituto Emater, prefeitura, Banco do Brasil e Concessionária New Agro, de Campo Mourão. O valor investido nas aquisições é 764,9 mil.

A compra de tratores novos e mais modernos facilitam as operações nas lavouras de soja e milho. São máquinas com menor custo de manutenção, maior eficiência de trabalho e menor consumo de combustível, além de serem mais confortáveis e seguros. Também se tornam uma motivação para a sucessão familiar no campo, estimulando os jovens rurais a permanecerem na atividade agrícola.

O programa financia tratores, colhedoras e pulverizadores com valores diferenciados para agricultura familiar, com taxas de juros reduzidas, através do Pronaf – Programa Nacional de Apoio a Agricultura Familiar, com prazo de até 7 anos para pagar; as operações também estão amparadas por equivalência do preço da saca de milho.

“É um sonho de mais de 40 anos que estou realizando hoje, estou emocionado, e agradeço ao empenho de todos, ao Governo do Estado por ter mantido esse programa, a Emater e Banco do Brasil que me ajudaram demais a realizar esse sonho”, comemorou o produtor rural José Ranchuka.

Durante o evento de entrega dos tratores, teve uma apresentação sobre manutenção básica de tratores, em seguida a concessionaria fez a entrega técnica na propriedade dos beneficiários. A colheitadeira já iniciou os trabalhos de colheita do trigo logo após a entrega.

Presentes

Participaram da solenidade de entrega o prefeito da cidade, Wilson Assis, gerente regional do Instituto Emater, Jairo Martins de Quadros; e equipe local Jorge e Magnum; chefe regional da SEAB, João Ricardo Barbosa Rissardo; entre outras lideranças.