Campo Mourão

Professores e alunos do CNA fazem intercâmbio de capacitação na Europa

Uma experiência única e indescritível, que soma tanto para a vida pessoal quanto profissional. Desta forma, um grupo de professores e alunos da Escola de idiomas CNA de Campo Mourão, descreve uma viagem de intercâmbio realizada por cerca de 28 dias, no início de janeiro, por países da Europa como Inglaterra, Holanda, França, Bélgica, Escócia, Portugal e Espanha.

A iniciativa, de acordo com José Augusto Maçaneiro Camilo, diretor do CNA, busca melhorar a experiência de professores em suas disciplinas, além de equipá-los com uma compreensão mais profunda das melhores práticas em metodologias de ensino, planejamento de aula e uso da tecnologia na educação. “O que a gente tem de mais valioso dentro da escola de inglês é a nossa equipe pedagógica e nossos alunos e nós sentíamos neles este sonho e sabia que uma viagem, e a oportunidade de estudar no exterior iria engrandecer ainda mais a experiência tanto da nossa equipe como dos alunos”, falou.

O projeto da viagem foi planejado por aproximadamente 18 meses. Todos viajaram com recursos próprios, porém a escola CNA entrou como intermediária barateando alguns custos. A diretora do CNA, Letícia Bercelini Tolardo Camilo, disse que as professoras e os alunos puderam vivenciar uma grande experiência no exterior que foi além de conhecer a cultura britânica, mas também vivendo a rotina dos moradores destes países.

Segundo ela, alunos do CNA desde o nível básico até aqueles que já se formaram conseguiram se sair muito bem no exterior. “Neste grupo de intercâmbio tinha uma aluna que acabou de terminar o nível básico e se virou tranquilamente sem a necessidade de um intérprete, isso demonstra que ela realmente está aprendendo”, assegurou. Conforme Letícia, tanto os alunos quanto os professores puderam comprovar durante o intercâmbio a qualidade de ensino oferecida pelo CNA.

Entre as professoras que participaram do projeto está Joara Batista de Moraes, 22 anos, que trabalha há 4 anos no CNA. Ela é também coordenadora pedagógica da escola. Joara visitou Londres, Amsterdã, Paris e Bruxelas. Disse que o intercâmbio foi a realização de um sonho desde que começou a aprender inglês. “Como professora de inglês a gente sempre tem que procurar melhorar e ter a experiência de ter aula com um professor britânico aonde nasce a língua inglesa é algo que sempre vai acrescentar. A gente cria uma visão de mundo muito maior, isso reflete na maneira como conseguimos enxergar nossos alunos”, falou.

Troca de experiência

As professoras Josielle Batista de Moraes, 31; e Dayse Svolinski, 25 anos, que trabalham no CNA respectivamente há 5 e 3 anos também adoraram a viagem. “A troca de experiência é fantástica e o inglês faz isso, ele aproxima as pessoas sem fazer você perder a sua identidade. Já estou passando esta experiência aos alunos. ‘Super’ valeu à pena, foi uma oportunidade única”, destacou Josielle.

Já para Dayse, além da experiência profissional e pessoal, a viagem foi para ela um presente de formatura como professora de inglês e português. Segundo a professora, a experiência vai somar muito para sua profissão. “Você aprender a língua é essencial, mas você estar lá dentro vivendo essa experiência da cultura, da sociedade, e do dia a dia é incrível”, descreveu.

Outra que participou do intercâmbio de capacitação foi a professora de inglês Camila Barufi, 34 anos, que trabalha há 2 anos no CNA. Ela visitou Portugal, Espanha, França e Inglaterra. Diz que a experiência acrescentou ‘muita coisa’ em sua vida profissional, principalmente pela didática em que aprendeu lá fora. “Eu tive o prazer de ter aula com uma professora que tinha uma didática maravilhosa, muito parecida com a didática que trabalhamos aqui. Serviu para abrir a mente para trabalharmos com os alunos”, argumentou. Camila disse ainda que as diferenças culturais também somam ‘muito’. “Passamos a ver e pensar inglês de outra ótica, de uma forma muito melhor”, garantiu.

Inglês de verdade

A aluna Letícia Calixto da Rocha, 20 anos, é a prova viva que na Escola CNA se aprende inglês de verdade. Ela também participou do intercâmbio visitando os países da Inglaterra e Escócia e descreve que a experiência foi ‘incrível’. Foi o seu primeiro contato com outra língua fora do país.

“Consegui falar muito bem, me virar muito bem, inclusive fui com uma amiga que tinha menos conhecimento e auxiliei ela o tempo todo”, falou. Letícia que estuda inglês há cinco anos no CNA disse que pode colocar em prática tudo que aprendeu na escola. “Pude observar que até a metodologia do CNA está avançada, é praticamente a mesma de lá, o professor fala inglês o tempo todo”, comentou.

O CNA

O CNA oferece aulas de inglês e espanhol para crianças a partir dos 4 anos de idade e adultos de todas as idades. A escola está com matrículas abertas. A empresa fica localizada na Avenida Goioerê, 1899, centro de Campo Mourão. O telefone para contato é: (44) 3523-4175.

Clique ou arraste para passar as fotos