Professores receberão a Comenda Vida e Liberdade da AML

A Academia Mourãoense de Letras (AML) irá conferir a Comenda Vida e Liberdade deste ano a dois professores, conforme resultado da eleição realizada durante reunião ordinária de maio. Cida Freitas e José Carlos Paraguaio serão agraciados com a honraria, criada em 2013, que visa a reconhecer os esforços de cidadãos com relevante legado à democratização da literatura e dos bens culturais, favorecendo o desenvolvimento sociocultural de Campo Mourão e região.

A AML já condecorou as seguintes personalidades: José Pochapski e Assabido Rhoden (2013), José Aroldo Gallassini e Heleni dos Santos Ferreira (2014), Edilaine Maria de Castro (2015), Agenor Krul e Antônio Carlos Aleixo (2016), Mara Cristina dos Santos Oliveira e Walkyria Gaertner Boz (2017) e Elly Brenner (2018).

A cerimônia será realizada no dia 8 de junho – aniversário dos 18 anos de fundação da AML – na Câmara Municipal de Campo Mourão, a partir das 19h30.

Homenageados

A Profª Cida Freitas é gestora da unidade local da EAD Unicesumar, tendo estreado na literatura aos 14 anos, quando venceu o Concurso Paranaense de Redação. Escritora, publicou os livros: Vida e Poesia, Deus Abstrato, Um Pouco de Nós, Toque da Alma, Muito Além de Mim e Cidadã, além de ter poemas publicados em diversas antologias nacionais. Escreveu para jornais locais, assinando as colunas: Vida e Poesia pelo Jornal Tribuna do Interior; Cultura & Turismo pelo Jornal EntreRios; e Pensando pelo Jornal Gazeta do Centro Oeste. Compôs músicas sacras para o CD Meu Canto em Oração do cantor Paulinho, pela gravadora Paulinas. É fundadora da Cadeira ? 8 da AML, tendo sido a primeira mulher a presidi-la, no biênio 2008-2010.

O Prof. José Carlos Paraguaio atou como educador em Peabiru na década de 1980 e, a partir da década seguinte, como professor universitário no Curso de Pedagogia da Fecilcam/Unespar. Em 2015, implementou a uma singela iniciativa pela difusão da literatura: colocou uma pequena estante de madeira na esquina de casa, cheia de livros para leitura e trocas com outros títulos. É imortal da Academia Mourãoense de Filosofia (AMF), ocupando a Cadeira ? 4.