Campo Mourão

PSDB estadual empossa Laurani como presidente da provisória em Campo Mourão

José Carlos Laurani com o presidente estadual do PSDB, Paulo Litro.

O PSDB de Campo Mourão realiza nesta quinta-feira (10), às 18 horas, na Associação da Expresso Nordeste, um encontro regional com lideranças políticas do partido. O evento vai marcar a posse do produtor rural José Carlos Laurani, ex-presidente da Santa Casa, como presidente da provisória do partido no município.

O encontro vai contar com a presença do presidente estadual da sigla, o deputado estadual, Paulo Litro; a presidente estadual do PSDB-Mulher, Rosalina Batista; prefeitos da região, além de filiados do partido de Campo Mourão e Comcam, entre outras autoridades.

Laurani, que é pré-candidato a prefeito em Campo Mourão, destacou que a meta é fortalecer e organizar o PSDB no município para a disputa às Eleições Municipais em 2020. “Depois da morte do Nelsinho [ex-presidente do Sindicato Rural] o partido ficou sem presidente. Vamos assumir com o foco de reestruturar o grupo, buscando mais filiados e preparando possíveis candidatos a vereador para 2020”, falou o novo presidente.

Laurani reafirmou sua pretensão de disputa à prefeitura no próximo ano. Segundo ele, seu nome continua à disposição, porém a convenção do partido é que irá definir um nome para a disputa. “Se minha candidatura for viabilizada daremos sequência e se não for ajudaremos o partido de outra maneira”, afirmou ontem, em entrevista à TRIBUNA.

O pré-candidato afirmou que será uma missão de muita responsabilidade assumir a presidência da provisória do PSDB em Campo Mourão. Atualmente com 1.400 filiados no município, ele destacou que partido é tradicional na política e tem um nome expressivo. “Tem seus problemas internos como qualquer outro partido, mas continua sendo expressivo e muito forte”, frisou.

Ela acrescentou que já está se mobilizando conversando com lideranças para somar ao grupo. “Várias pessoas nos procuraram. Assumindo oficialmente vamos intensificar este trabalho de filiações para termos uma base forte lá na frente. Até o momento estou muito satisfeito com a aceitação de meu nome”, falou.

PSDB-MULHER

Já às 19h30, será realizado um evento do PSDB Mulher do Paraná, com a presença da presidente estadual, Rosalina Batista. A prefeita de Farol, Angela Kraus, que coordena o partido na região é quem está organizando o evento. O encontro será para o partido debater e planejar ações que reforcem a atuação feminina na política. Lideranças de diversos municípios da região são esperadas para o evento.

“As mulheres correspondem a 52% dos eleitores do país, mas ainda não contamos com uma representação forte no executivo e legislativo. O PSDB quer mudar esse cenário promovendo o protagonismo feminino na política e incentivando a participação ativa da mulher na política”, diz Rosalina.

Atualmente o Brasil encontra-se na 156º posição no ranking mundial de representação feminina no legislativo, conforme levantamento realizado pela União Interparlamentar. Embora o país tenha registrado um aumento no número de candidatas eleitas em 2018, são apenas 77 deputadas federais e 13 senadoras, o que representa cerca de 15% do total.

Nas eleições municipais de 2016 o cenário não foi muito diferente, sendo eleitas 638 prefeitas nos 5.570 municípios do país e 7.803 vereadoras nas 57.814 vagas nas Câmaras. Nos 399 municípios do Paraná, apenas 29 prefeitas e 476 vereadoras se elegeram.